O projeto do vereador Francisco França, líder do PT na Câmara Municipal de Sorocaba, que regulariza o uso de aparelhos sonoros nos ônibus foi aprovado em definitivo e por unanimidade, no Legislativo, nesta quinta-feira (1º.). A partir de agora ficará proibido o uso de aparelhos sonoros no modo alto-falante, no interior dos veículos do transporte coletivo urbano do município. Será permitido ouvir música e rádio apenas com o fone de ouvido.
Segundo França, que também é vice-presidente do Sindicato dos Condutores de Sorocaba e Região, o projeto surgiu das inúmeras reclamações sobre o desrespeito no interior da frota que atende o transporte público.
Ainda de acordo com o vereador, não são apenas os usuários que reclamam, mas os trabalhadores em transporte também, pois convivem com o problema durante toda jornada que ultrapassa seis horas. Os motoristas reclamam que a poluição sonora atrapalha a concentração ao conduzir o veículo e para ouvir o aviso de parada.
A proposta do parlamentar obriga também as empresas que atuam no transporte público, a afixarem cartazes para dar publicidade à lei, que penaliza os usuários infratores com multa e desembarque no caso do seu descumprimento. A fiscalização será regulamentada pelo Executivo Municipal.
O projeto agora segue para sanção do prefeito.
Assessoria de Imprensa – Vereador Francisco França (PT)