O vereador José Crespo (DEM) solicitou ao prefeito
Crespo lembra que a ferrovia, atualmente abandonada, foi construída por ser um meio de transporte prático e eficiente à época, atendendo a Fábrica de Tecidos de Votorantim, cujo trecho inaugurado em 1892 seguia da Estação Paula Souza (hoje, ponto final dos ônibus de Votorantim/Sorocaba) à Vila de Votorantim, sendo prolongado, mais tarde, até Santa Helena (Itupararanga/Nova Baltar).
Em 22 de agosto de 1966, conforme o democrata, os bondes rebocados pela locomotiva elétrica da Estrada de Ferro Votorantim deixaram de circular, sendo substituídos pelos ônibus, que permaneceram no local até 1977.
Segundo o vereador, a partir de junho de
Para Crespo, como a linha férrea da antiga estrada é constituída de via simples, somente permitindo que os trens percorram um sentido, seria preciso implantar uma outra paralela, o que poderia resultar no tão comentado “trem turístico” ou, ainda, num corredor VLT ou BRT entre as duas cidades.
(Assessoria de Imprensa – Vereador José Crespo – DEM)