E dá início à digitalização de 100 mil páginas de documentos e faz mudanças em arquivos
A Comissão de Estudos, Pesquisa, e Resgate de Material Histórico da Câmara retomou seus trabalhos neste semestre e, de imediato, decidiu iniciar a de digitalização de 100 mil páginas de documentos, inutilizar cerca de outra 15 mil, os quais já possuem parecer jurídico autorizando a sua eliminação, retomar as visitas técnicas a arquivos públicos e a adequação da sala de trabalho dos funcionários responsáveis pelo arquivo.
Essas medidas, explicou o presidente da Comissão,
“A tecnologia igualmente nos ajudará na administração desses documentos porque essas prestações de contas, não apenas de entidades, mas igualmente da Prefeitura e autarquias podem, desde julho, ser feitas por meio de arquivo digital, conforme previsto nas leis 10.743 e
Jessé Loures comenta ainda que outra medida a ser tomada com rapidez será a troca das caixas de papelão por outras mais adequadas, conforme recomendação feita pelo Arquivo do Estado. “Estes são os primeiros passos rumo a total reformulação de nosso arquivo. Vamos também encaminhar ao presidente Martinez pedido para que ele promova licitação a fim de contratar empresa especializada para a restauração de documentos antigos, e higienização de todo o nosso arquivo. Porque eles são de alto interesse público e devem ser preservados.”
A comissão pretende, ainda, já nos próximos dias, realizar pelo menos mais duas visitas técnicas em arquivos que são referência na área pública: o da Assembleia Legislativa do Estado e do Município de Barueri.
Além dos vereadores Jessé Loures, Pastor Apolo e
Os vereadores observaram que todo esse trabalho é necessário para atendimento da Lei Federal 8.159, que diz: “É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documento de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação”.
Em relação à proposta do
(Assessoria de Imprensa –