Helio Godoy (PSD) vai retomar a luta para retirar a linha férrea do perímetro urbano, criando o anel ferroviário no entorno da cidade
A morte de um homem próximo à Vila Tupã na última sexta-feira mobilizou a polícia e equipes de resgate, atraiu a atenção de dezenas de moradores e motivou o
Nos anos de 2011 e 2012, Godoy havia criado e presidido uma Comissão Especial na Câmara para analisar a situação, depois de vários acidentes, como o descarrilamento de vagões carregados com combustíveis, no Jardim Humberto de Campos.
A onda de saques às composições e os transtornos ao trânsito, além da poluição visual e sonora, reforçaram a necessidade de se buscar solução para o que se tornou um dos principais problemas do cotidiano de Sorocaba, uma vez que a linha férrea literalmente corta, secciona a cidade. Há poucas passagens de nível, o que causa estrangulamento no tráfego e vários acidentes, como os caminhões entalados sob os trilhos na Praça da Bandeira, no centro.
A falta de limpeza e o mato alto ao longo da linha fazem da área esconderijo de marginais, além de facilitar a proliferação de animais peçonhentos. Na época, foram realizadas audiências públicas com a participação de autoridades, especialistas, cidadãos e diretores da ALL (América Latina Logística), concessionária que opera a ferrovia.
Ficou claro que a Defesa Civil não estava preparada para um eventual acidente de grandes proporções. E dados apresentados pela ALL mostraram que a velocidade média dos trens no perímetro urbano não passa de
“Mas a maior preocupação é mesmo com os acidentes”, afirma Godoy. “Se aqueles vagões, em vez de lá no Humberto de Campos, tivessem descarrilado perto de uma escola e pegado fogo, as consequências poderiam ter sido desastrosas.” Segundo Godoy, como fruto daquelas discussões, a própria ALL apresentou à Prefeitura e ao DNITT um estudo sobre um provável traçado de anel ferroviário.
Agora, Helio Godoy vai retomar o trabalho da Comissão. “Com a criação da Região Metropolitana de Sorocaba, a mudança do traçado da linha, além de resolver um dos principais problemas de Sorocaba, poderá atender de forma mais eficaz a necessidade das indústrias e beneficiar o desenvolvimento das demais cidades da região”, conclui Godoy.
(Assessoria de Imprensa –