“Com a mudança do traçado, a linha férrea poderia passar pelo Porto Seco, o que beneficiaria todas as indústrias exportadoras da região metropolitana, como Itu, Porto Feliz, Iperó, Boituva e Tatui, por exemplo”, diz Helio Godoy, autor de requerimento pedindo a retomada da Comissão Especial para discutir o assunto, aprovado na sessão desta terça-feira, 06.
Entre 2011 e 2012, Godoy havia presidido a Comissão Especial criada depois de vários acidentes, como o descarrilamento de vagões carregados com combustíveis, no Jardim Humberto de Campos.
Na época, foram realizadas audiências públicas com a participação de autoridades, especialistas, cidadãos e diretores da ALL – América Latina Logística, concessionária que opera a ferrovia e que chegou a apresentar à Prefeitura e ao DNIT um estudo sobre um provável traçado de anel ferroviário.
“Além de resolver os problemas de tráfego, segurança e poluição visual e sonora em Sorocaba, o novo traçado contribuiria de forma significativa com o desenvolvimento regional. O transporte ferroviário é muito mais barato que o rodoviário e isso aumentaria a competitividade das nossas indústrias, gerando mais empregos e renda nos nossos municípios”, conclui Godoy.