03/06/2014 17h07

Helio Godoy (PSD), juntamente com José Crespo (DEM), Muri de Brigadeiro (PRP) e Neusa Maldonado (PSDB) irão reivindicar novo traçado para ferrovia

 

Quatro vereadores de duas comissões da Câmara de Sorocaba vão a Brasília nesta quarta, 04/06, para reunião no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). O objetivo é cobrar das autoridades federais um rápido posicionamento sobre a proposta de anel ferroviário para a retirada dos trens de carga do centro da cidade.

 

A audiência foi marcada após a Câmara criar a Comissão do Novo Plano Diretor, presidida por José Crespo (DEM) e retomar os trabalhos da Comissão de Discussão sobre a Construção de um Anel Ferroviário, presidida por Helio Godoy (PSD) e criada depois de ocorrências graves envolvendo os trens de carga no trecho urbano de Sorocaba.

 

Também vão participar da audiência em Brasília os vereadores Muri de Brigadeiro (PRP) e Neusa Maldonado (PSDB) e Emanoel Tavares Costa Júnior, assessor da diretoria de relações institucionais da ALL – América Latina Logística. A empresa, que é a operadora da linha, elaborou três propostas de novo traçado e os estudos foram entregues há quase um ano (setembro de 2013) ao DNIT, pelo prefeito Pannunzio.

 

A comitiva de Sorocaba quer saber o estágio atual das análises e reforçar a importância do projeto para Sorocaba e região. “Vamos defender que a linha acompanhe o anel viário previsto no novo Plano Diretor de Sorocaba. Além de não implicar custos dobrados com desapropriação e de reduzir a poluição sonora e os riscos ambientais, o novo traçado para os trens de carga beneficiaria ainda os demais municípios da região metropolitana”, diz Helio Godoy.

 

O parlamentar argumenta que “dos três trajetos sugeridos pela ALL e encaminhados ao DNIT, dois passam pelo Porto Seco, o que ajudaria no escoamento da produção das indústrias de Sorocaba e das cidades da região – como Votorantim, Itu, Iperó, Porto Feliz, Boituva, Tatuí – e até do Sudoeste, como Itapetininga e Itapeva. A produção regional viria por Rodovia até Sorocaba e daqui seguiria por trem para o seu destino, incluindo a exportação pelo Porto de Santos, por exemplo”.

 

Ainda em relação a Sorocaba, Godoy enumera outros benefícios, como a utilização da linha para sistemas alternativos de transporte – trem de passageiro, monotrilho, metro de superfície - projetos culturais ou de natureza social, como a construção de conjuntos de moradias populares e equipamentos públicos. “As possibilidades são muitas e todas viriam acompanhadas de alternativas para a melhoria do sistema de mobilidade e acessibilidade urbana. E é isso que vamos defender lá em Brasília”, conclui Godoy. A reunião no DNIT está marcada para as 11 horas.

 

(Assessoria de Imprensa – Vereador Helio Godoy/PSD)