05/06/2014 19h21

Comitiva de vereadores sorocabanos demonstrou a importância da obra para o municípios aos técnicos do DNIT que a recebeu em Brasília

 

Comitiva de vereadores volta otimista de Brasília e anuncia visita de técnicos do DNIT para analisar as propostas de novo traçado da linha férrea. Ao fazer um resumo da reunião no DNIT, o vereador Helio Godoy (PSD), presidente da Comissão da Câmara que coordena as discussões sobre os problemas causados pelos trens de carga e para melhorar a mobilidade no centro, disse que ainda este mês uma equipe especializada virá a Sorocaba para analisar todas as possibilidades. Igualmente, os técnicos do DNIT deverão participar de audiência pública em agosto.

 

A comitiva da Câmara de Sorocaba, integrada por Godoy, Muri de Brigadeiro (PRP), Neusa Maldonado (PSDB) e pelo presidente da Comissão do Novo Plano Diretor, José Crespo (DEM), foi recebida por Marcelo Almeida Pinheiro Chagas, coordenador geral de obras ferroviárias, e por Elias Fadel Junior, Jailson Oliveira e João Batista, analistas técnicos do DNIT. Claudemir Silva, chefe de gabinete do deputado Federal Jeferson Campos (PSD) também acompanhou os vereadores na visita a Brasília. Em princípio, os vereadores queriam saber o estágio dos estudos, depois que a proposta feita pela ALL (América Latina Logística) foi levada ao DNIT pelo prefeito Pannunzio.

 

No encontro com a direção do DNIT, os vereadores explicaram os problemas causados pelos trens de carga, como acidentes, poluição e estrangulamento do sistema viário.  Eles foram informados que a proposta inicial (da ALL) contempla apenas os interesses da iniciativa privada. Mas, agora, como Sorocaba começa a discutir seu novo Plano Diretor, o tema passa a ser de interesse público. Por isso, a convite da Câmara, os analistas de infraestrutura do DNIT vão participar da audiência pública a ser realizada em agosto. Antes, virão conhecer o trecho sugerido, que poderá ser gravado no Plano Diretor margeando a já prevista Radial Norte. 

 

“Até agora, Sorocaba servia apenas de passagem para os trens, mas pode se tornar um polo de transbordo, o que beneficiaria as empresas de toda a Região Metropolitana, como Votorantim, Itu, Iperó, Porto Feliz, Boituva, Tatuí – e até do Sudoeste, como Itapetininga e Itapeva. A produção regional viria por Rodovia até Sorocaba e daqui seguiria por trem para o seu destino, incluindo a exportação pelo Porto de Santos”, diz Helio Godoy. Estes estudos feitos em conjunto com a área de análise do DNIT vão dar subsídios para que o projeto possa até mesmo ser incluído no PAC-2 e, em consequência, no orçamento da União.

 

Há mais de 40 anos, se fala sobre a mudança no traçado da linha, mas agora se torna ainda mais necessária. Segundo os vereadores, um consórcio de empresas privadas vai utilizar a ferrovia para transportar minérios de Corumbá até o Porto de Santos, o que deverá triplicar o número de composições. “Se a situação atual já é preocupante, pode piorar ainda mais, aumentando o risco de acidente, a poluição e os transtornos urbanos”, diz Muri de Brigadeiro, para quem o novo traçado também vai beneficiar o desenvolvimento do bairro de Brigadeiro Tobias. Neusa Maldonado acrescenta que “os técnicos do DNIT vão poder constatar toda esta problemática e dar um parecer especializado, de modo que possamos reduzir, além do número de acidentes, também os problemas decorrentes da má-conservação do entorno da linha, como o acúmulo de lixo e a proliferação de insetos e animais peçonhentos que transmitem doenças”.

 

Outro aspecto de fundamental importância apontado pelos vereadores é o da mobilidade urbana.  “Com a retirada dos trens de carga do centro, o corredor atual poderá ser utilizado para projetos que melhorem o fluxo e a acessibilidade urbana. Seja com o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, seja com Metro de Superfície”, diz José Crespo, presidente da Comissão do Novo Plano Diretor. “Todas as propostas vão ser debatidas e, depois de apurada análise técnica, incorporadas ao Novo Plano Diretor. Pretendemos, com isso, não só resolver os problemas atuais, mas principalmente indicar os rumos, assegurar o desenvolvimento com qualidade de vida e, como sede da região metropolitana, servir de exemplo para os demais municípios”.

 

(Assessoria de Imprensa – Vereador Helio Godoy/PSD)