13/08/2014 18h22

A revelação foi feita pelo vereador Helio Godoy (PSD) nesta quarta-feira, 13, após audiência pública na Câmara

 

O vereador Helio Godoy (PSD) revelou, após audiência pública que tratou da questão ferroviária nesta quarta-feira, 13, que vai apresentar emendas ao novo Plano Diretor, prevendo “a interligação do futuro Anel Ferroviário ao porto seco – a Estação Aduaneira – às margens da Castelinho e também com a nova área industrial, às margens da Rodovia Castello Branco, onde já estão instaladas a Toyota, suas parceiras e muitas outras indústrias exportadoras”.

 

“Há mais de quarenta anos se fala sobre a retirada dos trilhos do trecho urbano, porém, nunca os estudos e as condições foram tão favoráveis como agora”, argumenta Godoy. “Por isso, vamos defender a construção do anel ferroviário e do terminal de transbordo, o que também ajudaria a gerar milhares de novos empregos em todos os municípios beneficiados pelo novo contorno, como Itu, Porto Feliz, Iperó, Boituva, Alumínio, Mairinque, São Roque, Tatuí e, notadamente, Votorantim e Sorocaba.”

 

O parlamentar ressaltou a questão da segurança dos moradores. “O projeto de um anel ferroviário poria fim a décadas de transtornos e perigos enfrentados todos os dias pelas famílias que moram às margens e perto dos trilhos. Também beneficiaria empresas e produtores rurais, que poderiam escoar a produção agropecuária e industrial pelo Terminal de Transbordo previsto no novo trajeto”.

 

Os estudos neste sentido começaram a ser aprofundados em 2011, quando foi criada a Comissão Especial sobre o Contorno Ferroviário, presidida pelo vereador Helio Godoy. Agora, também foram incorporados pela Comissão do Novo Plano Diretor, presidida pelo vereador José Crespo (DEM).

 

Além de Godoy e Crespo, o vereador Muri de Brigadeiro (PRP) também participou das discussões, juntamente com representantes da sociedade e diretores da Urbes, da ALL e da empresa contratada pela concessionária para desenvolver o projeto que demonstra a importância do anel ferroviário.

 

A audiência pública desta quarta foi convocada depois que uma comissão de vereadores de Sorocaba foi a Brasília se reunir com a diretoria do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, para defender o projeto de anel ferroviário, que ajudaria a evitar acidentes, desafogar o trânsito e a melhorar o sistema de mobilidade e acessibilidade urbana de Sorocaba.

 

“Até agora, Sorocaba servia apenas de passagem para os trens, mas pode se tornar um polo de transbordo, o que beneficiaria todos os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba, do Sudoeste e até do Vale do Ribeira", diz Helio Godoy. "Outro grande benefício do anel seria permitir a implantação em Sorocaba do VLT, trem de passageiros, e acabar com os transtornos causados pela passagem dos trens de carga por bairros em que há muitas moradias a poucos metros da linha. Os moradores sofrem com o barulho, vibração nas casas, apito das composições, acúmulo de lixo e constantes acidentes nas travessias, nas passagens em nível. Um problema que poderá ser triplicado, já que a estrada de ferro vai ser ainda mais usada para o transporte de minérios, de Corumbá ao porto de Santos."

 

Os estudos feitos em conjunto com a área de análise do DNIT indicam que o melhor modelo para a implantação do Anel Ferroviário é o de uma PPP - Parceria Público-Privada. Na semana passada, técnicos do DNIT estiveram em Sorocaba e avaliaram de forma positiva o trecho do anel margeando o rodoanel norte, já previsto no novo plano diretor de Sorocaba, o que reforça a proposta defendida pelo vereador Godoy, desde 2011.