A revelação foi feita pelo vereador Helio Godoy (PSD) nesta quarta-feira, 13, após audiência pública na Câmara
O vereador Helio Godoy (PSD) revelou, após audiência pública que tratou da
questão ferroviária nesta quarta-feira, 13, que vai apresentar emendas ao novo
Plano Diretor, prevendo “a interligação do futuro Anel Ferroviário ao porto
seco – a Estação Aduaneira – às margens da Castelinho e também com a nova área
industrial, às margens da Rodovia Castello Branco, onde já estão instaladas a
Toyota, suas parceiras e muitas outras indústrias exportadoras”.
“Há mais de quarenta anos se fala sobre a retirada dos trilhos do trecho
urbano, porém, nunca os estudos e as condições foram tão favoráveis como agora”,
argumenta Godoy. “Por isso, vamos defender a construção do anel ferroviário e
do terminal de transbordo, o que também ajudaria a gerar milhares de novos
empregos em todos os municípios beneficiados pelo novo contorno, como Itu,
Porto Feliz, Iperó, Boituva, Alumínio, Mairinque, São Roque, Tatuí e,
notadamente, Votorantim e Sorocaba.”
O parlamentar ressaltou a questão da segurança dos moradores. “O projeto
de um anel ferroviário poria fim a décadas de transtornos e perigos enfrentados
todos os dias pelas famílias que moram às margens e perto dos trilhos. Também
beneficiaria empresas e produtores rurais, que poderiam escoar a produção
agropecuária e industrial pelo Terminal de Transbordo previsto no novo trajeto”.
Os estudos neste sentido começaram a ser aprofundados em 2011, quando
foi criada a Comissão Especial sobre o Contorno Ferroviário, presidida pelo
vereador Helio Godoy. Agora, também foram incorporados pela Comissão do Novo
Plano Diretor, presidida pelo vereador José Crespo (DEM).
Além de Godoy e Crespo, o vereador Muri de Brigadeiro (PRP) também
participou das discussões, juntamente com representantes da sociedade e
diretores da Urbes, da ALL e da empresa contratada pela concessionária para
desenvolver o projeto que demonstra a importância do anel ferroviário.
A audiência pública desta quarta foi convocada depois que uma comissão
de vereadores de Sorocaba foi a Brasília se reunir com a diretoria do DNIT –
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, para defender o projeto
de anel ferroviário, que ajudaria a evitar acidentes, desafogar o trânsito e a
melhorar o sistema de mobilidade e acessibilidade urbana de Sorocaba.
“Até agora, Sorocaba servia apenas de passagem para os trens, mas pode
se tornar um polo de transbordo, o que beneficiaria todos os municípios da
Região Metropolitana de Sorocaba, do Sudoeste e até do Vale do Ribeira",
diz Helio Godoy. "Outro grande benefício do anel seria permitir a
implantação em Sorocaba do VLT, trem de passageiros, e acabar com os
transtornos causados pela passagem dos trens de carga por bairros em que há
muitas moradias a poucos metros da linha. Os moradores sofrem com o barulho,
vibração nas casas, apito das composições, acúmulo de lixo e constantes
acidentes nas travessias, nas passagens em nível. Um problema que poderá ser
triplicado, já que a estrada de ferro vai ser ainda mais usada para o transporte
de minérios, de Corumbá ao porto de Santos."
Os estudos feitos em conjunto com a área de análise do DNIT indicam que
o melhor modelo para a implantação do Anel Ferroviário é o de uma PPP -
Parceria Público-Privada. Na semana passada, técnicos do DNIT estiveram em
Sorocaba e avaliaram de forma positiva o trecho do anel margeando o rodoanel
norte, já previsto no novo plano diretor de Sorocaba, o que reforça a proposta
defendida pelo vereador Godoy, desde 2011.