13/10/2014 13h15
 

A Prefeitura de Sorocaba não renovou o convênio com o Governo Federal para transplante de medula óssea e, por causa disso, há quatro meses nenhum desses transplantes teria acontecido em Sorocaba, em especial na Unimed. Essa denúncia chegou ao gabinete do vereador Carlos Leite (PT) que protocolou, na manhã desta segunda-feira (13), requerimento cobrando esclarecimentos por parte do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB).

 

“Essa denúncia é extremamente grave e demanda ações urgentes por parte dos órgãos competentes. É inadmissível que há quatro meses não se realizem transplantes de medula em Sorocaba por questões burocráticas”, disse o vereador Carlos Leite, que solicita a imediata renovação do convênio.

 

Dentre outras coisas, o parlamentar cobra dados relativos ao convênio, como a data de vigência dele e quando a Prefeitura pretende renová-lo. Leite também quer saber quantas pessoas foram transplantadas nos anos de 2011, 2012, e 2013, bem como quantas estão na fila aguardando passar por essa intervenção cirúrgica.

 

No dia 6 deste mês, foi comemorado o Dia Municipal do Doador de Medula Óssea, instituído em Sorocaba pela Lei Municipal nº 10.657/2013, que também instituiu a campanha permanente para doação de medula óssea. Segundo especialistas, o transplante de medula é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico.

 

Assessoria de Imprensa – vereador Carlos Leite (PT)