06/11/2014 15h49
 

Motivado pelo Dia Mundial de Combate ao AVC (acidente vascular cerebral), o vereador Pastor Apolo (PSB) protocolou um requerimento questionando ao Executivo como está sendo o tratamento dado aos pacientes vítimas desta doença.

 

Sabemos que em sete meses, de janeiro a agosto deste ano, o AVC atingiu 483 sorocabanos e causou 77 mortes na cidade. O objetivo do requerimento é saber se Sorocaba está preparada para oferecer os medicamentos necessários para o tratamento e prevenção aos grupos de risco.

 

O acidente vascular cerebral é a principal causa de mortes no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, 90% dos casos de AVC podem ser evitados com prevenção. Os sintomas são dormência em um lado de uma face, braços e pernas ou a sensação de formigamento nessas regiões, além de vertigens, dificuldade para falar, perda de visão e dor de cabeça.

 

“O atendimento imediato à percepção desses sintomas é vital. O atendimento nas seis primeiras horas garante níveis baixos de sequelas e recuperação efetiva do paciente”, explica. “É crescente o número de jovens que sofrem AVC. Dentre as causas, estão má alimentação, vida extremamente estressante e o sedentarismo.”

 

O parlamentar ainda quer saber se há na rede pública de saúde algum Centro de Tratamento de AVC Agudo e, se não há, se existe convênio com hospitais particulares para o atendimento específico. 

 

Assessoria de Imprensa – vereador Pastor Apolo (PSB)