27/05/2015 16h32
 

O vereador Rodrigo Manga (PP) entregará votos de congratulações, na Sessão da Câmara desta quinta-feira (28) aos bombeiros sorocabanos que participaram dos trabalhos de combate ao incêndio no terminal da Ultracargo, na Alemoa, em Santos, em abril. Manga enfatizou a importância dos bombeiros. "Os bombeiros são heróis, verdadeiros anjos que combatem o fogo e salvam pessoas, mesmo sabendo o grande risco que correm a cada ocorrência. No caso de Santos, nossos bombeiros estavam prontos a se arriscar para conter aquele que foi considerado o segundo maior incêndio do gênero na história mundial e por isso eu não poderia deixar passar em branco este ato de bravura que já faz parte da história da Corporação", destacou o vereador.

Ao todo, foram mais de 197 horas de incêndio, que começou por volta das 10 horas do dia 2 de abril e foi contido no dia 10. O episódio foi considerado o maior em região industrial do País e o segundo maior do gênero da história mundial, em volume de pessoal empregado, combatido por bombeiros – 118 homens, ante 180 em decorrência de 2005, na Inglaterra.

Desde o início do fogo, que não deixou vítimas, uma grande operação de combate às chamas começou na área do terminal da Ultracargo. Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Defesa Civil, Marinha, Exército e Aeronáutica concentraram suas ações para apagar as imensas chamas vistas de várias cidades da Baixada Santista.

Foram atingidos seis tanques de combustível. Em decorrência do agravamento da situação, bombeiros de todo o Estado foram para Santos para ajudar no combate ao incêndio. No dia 6, o Corpo de Bombeiros de Sorocaba enviou uma equipe com 20 homens para reforçar o combate.

A presidente Dilma Rousseff determinou que a Infraero e a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizassem pessoal e equipamentos para auxiliar o governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Santos no combate ao incêndio, que na ocasião, atingia apenas dois tanques. 

Para enfrentar as chamas, bombeiros e brigadistas receberam reforço de dois rebocadores do Porto de Santos e duas embarcações, sendo uma delas concedidas pela Petrobras. Também foram enviados à região dois caminhões, um da Força Aérea Brasileira (FAB) e outro da Infraero.

Assessoria de imprensa – vereador Rodrigo Manga (PP)