15/07/2016 09h18

Membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, o professor Roberto Nunes Bassoi recebeu a honraria por iniciativa do vereador José Crespo (DEM)

 

O professor de história Roberto Nunes Bassoi, membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, recebeu o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Sorocaba na noite de quinta-feira, 14. A iniciativa da homenagem foi do vereador José Crespo (DEM), que ressaltou os relevantes serviços prestados pelo homenageado ao município, especialmente no âmbito da educação, como professor de história por mais de 37 anos. Além de Crespo, compuseram a mesa de honra da solenidade o homenageado e sua esposa Sueli Bonan Bassoi. O evento contou com apresentações do cantor Dalízio Moura, filho do professor de matemática Dalízio Moura Pereira, que lecionou durante 35 anos, tendo trabalhado com o homenageado.

 

Natural da cidade de São Paulo, onde nasceu em 1948, Roberto Nunes Bassoi é filho de Anélio Bassoi e Nelly Nunes Bassoi. Cresceu em Tatuí e, desde 1968, fixou residência em Sorocaba, onde constituiu família. Ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), de Sorocaba, onde graduou-se em 1972. Quando estudante, já escrevia artigos de história para o extinto jornal Folha de Sorocaba. Em 1975, licenciou-se em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí. No ano seguinte, em 1976, completou os estudos em Pedagogia.

 

Após sua formatura em 1972, atuou como repórter do jornal Cruzeiro do Sul, ao mesmo tempo em que iniciou sua carreira no magistério como professor da Escola Estadual Eneas Proença de Arruda, na Vila Progresso. Em 1973, mediante concurso público, tornou-se professor efetivo da rede estadual de ensino na cidade de São Paulo. Em 1975, licenciou-se em Estudos Sociais, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí e, no ano seguinte, completou os estudos em Pedagogia. É pós-graduado em Estudos de Problemas Brasileiros e História Social e Política pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Em 1977, ingressou na rede municipal de ensino na Escola Supletiva Presidente Roosevelt, hoje Escola Municipal Leonor Pinto Thomaz. Também atuou na Escola Municipal Achilles de Almeida. Foi diretor de escola e supervisor de ensino, além de vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba. É membro da Suamar (Sociedade dos Amigos da Marinha) e da Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra), da primeira turma de Sorocaba. Aposentou-se como professor na Escola Municipal “Leonor Pinto Thomaz” e, posteriormente, como diretor da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo.