Juntamente com membros da mesa diretora, Rodrigo Manga (DEM) conclamou os servidores da Casa a levar a “Câmara de Bairro em Bairro”, reduzir custos e colaborar com a proposta dos mutirões da saúde
Luta pela melhoria da saúde, participação popular nos trabalhos legislativos e redução de custos na Câmara Municipal são as três primeiras diretrizes que o presidente da Casa, vereador Rodrigo Manga (DEM) apresentou em sua primeira reunião com os servidores do Legislativo sorocabano, realizada na manhã desta sexta-feira, 6, no plenário, com transmissão ao vivo pela TV Legislativa. “Nós, vereadores, quando iniciamos nosso trabalho na Câmara, não temos dificuldade de trabalhar porque temos funcionários capacitados, que são cada um de vocês”, enfatizou Manga, acrescentando que solicitou a transmissão ao vivo da reunião justamente para que a população possa conhecer o papel desempenhado pelos servidores.
Durante a reunião, Rodrigo Manga anunciou três diretrizes iniciais de sua gestão, com o aval da Mesa Diretora, começando pelo Programa “Câmara de Bairro em Bairro”, que irá estimular a participação direta da população nos trabalhos legislativos. “Nos últimos dias de cada mês, provavelmente num sábado ou numa sexta-feira, vamos nos reunir num determinado bairro da cidade, possivelmente numa escola pública, com o objetivo de ouvir diretamente a população, conhecendo suas ideias, necessidades, sugestões e reivindicações”, explicou o presidente da Casa. “No meio da população surgem grandes ideias, mas, às vezes, a voz da população não é ouvida aqui. O objetivo do ‘Câmara de Bairro em Bairro’ é estabelecer esse diálogo direto e permanente com a população”, afirmou Manga.
Rodrigo Manga também enfatizou que, mesmo a gestão da saúde não sendo uma atribuição do Poder Legislativo, “não é possível mais aceitar que a população fique anos em filas de espera por cirurgias, consultas e exames” e, para fazer frente a esse drama vivido pelos pacientes, está propondo uma luta em prol dos “Mutirões da Saúde”. “A saúde é uma bandeira não só da Mesa Diretora, mas dos 20 vereadores. Vamos colocar todo o nosso conhecimento e o relacionamento que temos com os nossos deputados estaduais, deputados federais, secretário de saúde e o governo estadual, para trazer para Sorocaba os mutirões da saúde”, enfatizou o presidente do Legislativo.
Trabalho conjunto – Três outros membros da Mesa Diretora também fizeram uso da palavra. O vereador Hudson Pessini (PMDB), 3º vice-presidente da mesa, afirmou que a reunião com os servidores é um momento especial pela oportunidade de conhecer aqueles que dão suporte ao trabalho dos vereadores. “Venho do comércio, adoro lidar com pessoas e gosto muito de ouvi-las. Estou aqui para trabalhar com a população e conto com a colaboração de vocês”, enfatizou o parlamentar.
O vereador Fausto Peres (PTN), 1º secretário da mesa, afirmou que prima pelo trabalho participativo com a comunidade e enfatizou seu total apoio à proposta de Rodrigo Manga de levar a Câmara até a população, por meio do Programa “Câmara de Bairro a Bairro”. “Com os acontecimentos nacionais desses últimos tempos, a classe política anda um tanto desacreditada e precisamos intensificar nossa atuação junto à população”, afirmou, salientando que as propostas apresentadas pelo presidente da Casa devem surtir efeitos favoráveis à população sorocabana.
Já o 3º secretário da Mesa Diretora, vereador Péricles Régis (PMDB) agradeceu os servidores pela acolhida que recebeu na Casa e elogiou a qualidade da equipe. “O exemplo vem de casa. Se conseguirmos fazer um bom trabalho dentro da Câmara, sem dúvida, conseguiremos expandir esse bom trabalho para fora, beneficiando toda a população”, ressaltou o vereador, exemplificando com a proposta de redução de custos que será executada pela mesa diretora.
No final da reunião, o presidente da Casa, Rodrigo Manga, também ressaltou a importância do trabalho da comissão de redução de custos, composta por servidores da Casa, e reiterou: “Vamos manter o que tem sido bom para a casa e vamos trabalhar para melhorar a gestão com o objetivo de prestar um melhor serviço para a população sorocabana. Nenhum agente político consegue fazer nada sem a ajuda dos servidores”, ressaltou, salientando que o Legislativo sorocabano conta com um quadro de servidores qualificado. Manga adiantou que, semanalmente, irá receber os servidores de cada setor da Casa, fortalecendo esse trabalho de equipe.
Além do presidente da Casa, Rodrigo Manga (DEM), a Mesa Diretora é composta pelos seguintes vereadores: Irineu Toledo (PRB), 1º Vice-Presidente; Luis Santos (Pros), 2º Vice-Presidente; Hudson Pessini (PMDB), 3º Vice-Presidente; Fausto Peres (PTN), 1º Secretário; João Donizeti Silvestre (PSDB), 2º Secretário; e Péricles Regis (PMDB), 3º Secretário.