Para Iara Bernardi (PT), Hospital Veterinário da UNISO, inaugurado no ano passado, seria uma alternativa para pessoas de baixa renda buscarem atendimento aos seus animais.
A vereadora Iara Bernardi (PT) se reuniu nesta semana com o reitor da Universidade de Sorocaba (UNISO), Fernando Del Fiol, para tratar de uma possível parceria entre poder público e a universidade, com o intuito de oferecer atendimento veterinário gratuito aos animais de pessoas de baixa renda.
No ano passado, a UNISO inaugurou o seu próprio Hospital Veterinário, instalado para oferecer atividades práticas aos alunos do curso de medicina veterinária. Inicialmente, eram atendidos animais de pequeno porte e animais silvestres. Hoje, o espaço de 2.600 metros quadrados recebe, também, os animais de grande porte, como equinos, bovinos, ovinos e caprinos.
Durante a conversa, Iara argumentou que muitos animais, principalmente os domésticos, são abandonados quando ficam doentes, pois a maioria dos donos não dispõe de recursos para arcar com o atendimento e o tratamento veterinário. “Os que não são ‘descartados’ pelos donos, sofrem e até mesmo morrem com doenças que facilmente poderiam ser tratadas se houvesse atendimento acessível”, disse. “Nesse sentido, poderíamos pensar numa alternativa que atendesse essa demanda mais carente e, ao mesmo tempo, contribuísse com o aprendizado dos alunos”, sugeriu a parlamentar.
Del Fiol afirmou que há muito interesse por parte da universidade em firmar uma parceria com o município nesse sentido. Inclusive, já era intenção da reitoria levar os serviços do hospital veterinário à comunidade. “Temos muito interesse em expandir o atendimento. Mesmo porque, nossos alunos seriam beneficiados. Acho que o principal ponto de discussão é o recorte desse projeto. Pensar e decidir a melhor maneira de oferecer esse serviço e deliberar qual o público que teria acesso a ele”, comentou.
Agora, Iara pretende convidar entidades e ONGs ligadas aos animais para, juntas, estudarem a melhor maneira de implantar a ideia. “Ainda é um embrião, mas pode se tornar uma grande proposta se bem pensada e articulada. Vamos procurar modelos em outras cidades para, embasados, fazer com que funcione em Sorocaba também”, concluiu Iara.
(Assessoria de Imprensa – vereadora Iara Bernardi – PT)