25/01/2017 16h38


O vereador Hudson Pessini (PMDB) visitou na manhã desta quarta-feira, 25, o Hospital Vera Cruz, remanescente da desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos em Sorocaba. Ele foi acompanhado do colega, o vereador Hélio Brasileiro (PMDB). A iniciativa se deu após o contato com profissionais da instituição que denunciam condições de grande dificuldade no local, incluindo atraso frequente no pagamento de salários, falta de médicos, de medicações e até mesmo falta de alvará de funcionamento - o documento está em trâmite e monitorado de perto pela Vigilância Sanitária.

Já na semana passada, Pessini, informado do atraso no pagamento dos salários dos médicos que trabalham na instituição, havia pedido esclarecimentos a respeito ao secretário da Saúde, Rodrigo Moreno. "Fiquei comovido com a situação dos pacientes e dos profissionais do hospital e como membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal vou acompanhar de perto a situação do Vera Cruz e interceder para que a situação seja humanizada e otimizada o mais urgente possível", disse. 

O hospital é administrado desde agosto de 2016 pela Associação Paulista de Gestão Pública (APGP) e abriga cerca de 300 pacientes. Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, o repasse da verba para os pagamentos de todos os funcionários está em dia, e deve ser feita pela APGP.  Por conta disso, a própria pasta da Prefeitura já está questionando a Associação para tentar resolver o caso. 

Um dos problemas observados na visita é o método adotado para o plantão, que oferece atendimento de urgência e emergência 24h, mas é preciso acionar o médico, que fica na empresa contratada.

No Vera Cruz trabalham atualmente 10 enfermeiros, 133 auxiliares de enfermagem, 3 assistentes sociais, 3 psicólogos e 2 terapeutas ocupacionais. E 4 psiquiatras com o salário atrasado pela APGP. 

(Assessoria de imprensa – vereador Hudson Pessini – PMDB)