JP Miranda (PSDB), por meio de requerimento, solicita informações detalhadas à administração municipal sobre o número de estagiários na administração pública direta e indireta
Como forma de facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, o vereador João Paulo Miranda, o JP Miranda (PSDB), defende o estímulo a programas de estágio na administração municipal. “Sorocaba abriga diversas escolas técnicas e universidades e o estágio é essencial para os jovens que saem dessas instituições e precisam complementar seu aprendizado, de forma prática, no mercado de trabalho. A administração pública municipal, tanto direta quanto indireta, é um campo promissor para esse tipo de formação prática”, afirma o parlamentar.
Por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal, JP Miranda indaga se existe atualmente algum programa de estágio implantado na Administração Pública Municipal direta e indireta, qual o número de estagiários em atividade nos diversos órgãos e desde quando existe o programa; caso negativo, indaga se há interesse da Prefeitura em iniciar esse tipo de atividade. O vereador também quer saber qual o valor da bolsa ofertada aos estagiários e de onde provêm as receitas. “Muitas vezes, esse auxílio mensal tem um impacto positivo na formação do estagiário e até na renda de sua família”, afirma o vereador.
JP Miranda sustenta que o estágio profissional é um caminho de mão dupla: “Além de fundamental para consolidar a formação do estudante ainda inexperiente que acaba de sair da faculdade ou da escola técnica, o estágio também contribui com o ambiente de trabalho. O estagiário tende a ser um jovem disposto a dar o melhor de si e, dessa forma, contribui para motivar e renovar a organização em que atua” – argumenta o parlamentar, acrescentando que, em alguns setores, a administração pública carece de mão-de-obra e o estagiário, ao preencher essas lacunas, contribui para a boa prestação do serviço público.