O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e secretário de Recursos Hídricos, Ronald Pereira da Silva, participou da sessão ordinária desta terça-feira, 14, logo no início da ordem do dia, para agradecer o apoio dos parlamentares durante a crise hídrica por qual passou a cidade, após o rompimento da principal adutora de abastecimento, na Represa de Itupararanga.
“Desde o início deste acidente, todos os vereadores nos apoiaram”, ressaltou. O diretor-geral também agradeceu as manifestações posteriores pelo trabalho da equipe do Saae, que será homenageada na próxima sessão da Câmara. O secretário também falou sobre o empenho da administração para que o acidente não se repita. “Todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para que Sorocaba não passe mais por isso. O sistema de adução de água de Ituparanga é antigo é vulnerável, mas existem métodos de prevenção”, frisou Ronald Pereira.
O diretor-geral afirmou ainda que, por determinação do prefeito José Crespo, essas medidas estão sendo avaliadas pelos técnicos para que seja elaborado um diagnóstico minucioso das quatro adutoras do Município, que será apresentado até 15 de março. Lembrou ainda que outra alternativa de abastecimento, a Estação de Tratamento de Água - ETA Vitória Régia está em processo de licitação, que deverá ser publicada no fim do mês, para posterior início da obra, cujo prazo de execução é de 30 meses.
Em nome da Casa, o presidente Rodrigo Manga (DEM) ressaltou a presteza com que o problema foi solucionado. “Quero parabenizar pelo seu esforço de todos os funcionários do Saae e pela agilidade com que vocês lidaram com essa situação. Não foi fácil para o cidadão sorocabano, mas houve rapidez e empenho", afirmou. Manga citou ainda a participação de outras secretarias envolvidas como a de Obras e de Cidadania e o Fundo Social de Solidariedade.
Em seguida, os vereadores utilizaram a palavra começando pela vereadora Iara Bernardi (PT) que falou sobre a importância de se realizar a Conferência de Água e Saneamento para discutir de forma ampla o abastecimento da cidade e também da região metropolitana. O secretário confirmou a intenção do Governo Municipal, através da Secretaria de Recursos Hídricos, ampliar a discussão do tema com a sociedade e com os municípios vizinhos. Os demais parlamentares aproveitaram a presença do diretor-geral para agradecer e parabenizar o comprometimento de toda a equipe e também para apresentar problemas de abastecimento por qual alguns bairros da cidade passam e também sobre medidas preventivas e outras ações de responsabilidade da autarquia.