De autoria do vereador Silvano Júnior (PV), proposta também dispõe sobre instalações de telefone, internet e TV a cabo
As redes elétricas, de telefonia, internet e TV a cabo nos futuros loteamentos e condomínios de Sorocaba deverão ser executadas no subsolo. É o que determina projeto de lei de autoria do vereador Antonio Carlos Silvano Júnior (PV), que veda a instalação aérea dos referidos circuitos.
De acordo com o vereador, as redes subterrâneas são mais confiáveis pois não sofrem interferências do ambiente externo. “As fiações aéreas ficam expostas a riscos de danos por conta de acidentes com veículos que atingem postes, raios, chuvas, contaminação ambiental, ventos, pássaros e galhos de árvores”, diz Silvano Júnior. “Quando se somam os custos da poda de árvores, da interrupção do fornecimento de energia, dos custos sociais, da falta de segurança e da não produção, fica fácil notar que ao longo do tempo as redes subterrâneas são muito mais vantajosas”.
Outros aspectos positivos das instalações no subsolo apontados pelo parlamentar são a constância e melhor qualidade das transmissões, características importantes para o bom funcionamento de equipamentos de cargas sensíveis, como computadores, periféricos, sistemas de telefonia e automação.
Por fim, Silvano Júnior salienta que as instalações aterradas são mais seguras. “As redes subterrâneas são muito mais seguras porque utilizam cabos isolados, ou seja, o campo elétrico fica confinado dentro deles. Infelizmente, é grande o número de pessoas que morrem todo ano devido aos acidentes com os fios, que em sua maioria não são isolados”, conclui.