Luis Santos (Pros) sustenta que a implantação do parque é essencial para a melhoria da qualidade do ambiente urbano
Com o objetivo de preservar a fauna e a flora da região e aumentar a biodiversidade no local, o vereador Luis Santos (Pros) defende a criação de um parque natural entre a Avenida Juvenal de Campos e o Rio Sorocaba, desde a Ponte Dante Sola até a Metalúrgica Barros Monteiro, na região da Vila Assis. O vereador também sugere que o novo parque receba o nome de “Parque Natural Ecológico Bosque do Rio”.
Requerimento de Luis Santos sugerindo à Prefeitura a criação do parque foi aprovado na sessão ordinária de terça-feira, 14, na Câmara Municipal, quando o parlamentar utilizou a tribuna para defender sua proposta. “É de suma importância a criação desse parque nas margens do Rio Sorocaba. Além de preservar e aumentar a biodiversidade, a criação de um parque às margens do rio preserva as matas ciliares, o que evita até inundações”, afirma Luis Santos.
Qualidade de vida – “Sorocaba cresceu muito e, como toda grande cidade, a tendência é que seja tomada por concreto e asfalto, o que impermeabiliza o solo, aumenta o risco de alagamentos e deteriora o meio ambiente. A criação de parques é uma forma de fazer a cidade respirar, melhorando a qualidade de vida”, argumenta Luis Santos. O vereador foi informado ainda, por moradores da região, que há um lago parcialmente aterrado na área, o que, no seu entender é um fator a mais em favor da criação do parque.
No requerimento enviado ao Executivo, Luis Santos solicita a elaboração de estudos, por meio da secretaria competente, visando à criação do “Parque Natural Ecológico Bosque Rio”, entre o Rio Sorocaba e a Avenida Juvenal de Campos, com foco na preservação da biodiversidade local. Caso essa área não seja de propriedade do município, o parlamentar também solicita que sejam realizados estudos com vista à sua desapropriação para a criação do parque.