16/02/2017 17h43


O atendimento de urgência e emergência aos usuários do Iamspe - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – será discutido em audiência pública, proposta pela vereadora Iara Bernardi (PT), no dia 15 de março, às 19h, na Câmara Municipal de Sorocaba. O requerimento para a realização da audiência foi aprovado hoje, 16, durante a 5ª Sessão Ordinária.

Desde 2014, ano em que a Santa Casa de Misericórdia foi descredenciada como hospital referência, servidores do Estado encontram dificuldades para conseguir atendimento pelo convênio médico do Instituto. Além de não haver serviço de urgência e emergência hospitalar na cidade, os usuários reclamam da baixa oferta de vagas para cirurgias eletivas.

De acordo com a vereadora Iara, existe um centro de triagem que encaminha os casos conforme a gravidade para hospitais da região ou para o Hospital do Servidor em São Paulo. “É inadmissível que uma pessoa que busca por cuidados médicos tenha que se deslocar para outra cidade para conseguir esse atendimento”, criticou a parlamentar. “O objetivo dessa audiência é justamente promover o debate de como melhorar esse serviço que há anos é motivo de reclamação dos servidores”, completou.

Iara defende, ainda, que a discussão seja ampliada envolvendo toda e qualquer entidade ligada à área da saúde para, juntas, alcançarem soluções viáveis para o problema.

Para as discussões, serão convidados diretores de hospitais de Sorocaba, Secretaria de Saúde, Centro de Assistência Médico Ambulatorial (Ceama), Conselho Consultivo Misto (CCM), Departamento de Convênios do Iamspe (Decam), além de deputados da região e servidores do Estado.

(Assessoria de imprensa – vereadora Iara Bernardi – PT)