O homenageado, que deixará o cargo no próximo sábado, foi homenageado por iniciativa do vereador licenciado Anselmo Neto (PSDB) em solenidade presidida pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB)
O arcebispo de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que deixará o cargo no próximo dia 25, sábado, tornando-se arcebispo emérito, recebeu a Comenda Referencial de Ética e Cidadania em sessão solene realizada no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de segunda-feira, 20. A iniciativa da homenagem foi do vereador licenciado Anselmo Neto e a solenidade foi presidida pelo vereador José Francisco Martinez, ambos do PSDB, contando com a participação de várias autoridades políticas e eclesiásticas e a participação da comunidade católica, com representantes de várias paróquias da região.
Além do vereador Martinez e do homenageado, a mesa de honra da sessão solene foi composta pelas seguintes autoridades: vice-prefeita Jaqueline Coutinho, representando o prefeito de Sorocaba, José Crespo; diretor do Fórum e da 10ª Região Administrativa Metropolitana, Hugo Leandro Maranzano; arcebispo nomeado da Arquidiocese de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine; vereador e pastor Luis Santos (Pros); vereador licenciado Anselmo Neto (PSDB), atual secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas; e o vigário-geral da Arquidiocese de Sorocaba, João Carlos Alampe. Também estiveram presentes o professor Fernando Negrão, representando o reitor da Uniso, Fernando de Sá Del Fiol; o editor executivo do jornal Diário de Sorocaba, José Benedito Almeida Goes, e o ex-vereador Carlos Leite (PT). A solenidade contou, ainda, com apresentações do grupo Encantum Musical.
Mineiro da cidade de Bias Forte, onde nasceu em 25 de junho de 1941, Dom Eduardo Benes é licenciado em Filosofia e fez atualização em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Foi vigário paroquial da Catedral de Juiz de Fora, professor e diretor de estudos filosóficos e teológicos, reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e professor de Antropologia e Filosofia da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Em 1994, o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e, em 2001, foi nomeado bispo de Lorena. Em 4 de maio de 2005, o Papa Bento XVI o nomeou arcebispo metropolitano de Sorocaba. Em 2016, ao completar 75 anos, renunciou ao cargo e será sucedido por Dom Julio Endi Akamine, tornando-se arcebispo emérito.
Defesa da família – Discursaram durante a solenidade, ressaltando a importância do homenageado, o vereador licenciado Anselmo Neto, o padre João Alampe, o arcebispo nomeado Dom Julio Endi Akamine e a vice-prefeita Jaqueline Coutinho. Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues agradeceu a homenagem prestada pela Câmara Municipal e, para ressaltar a importância da família, relembrou sua infância, ressaltando o lado religioso e piedoso de sua mãe e o prazer que seu pai tinha na leitura, especialmente a leitura de jornais.
Referindo-se ao diálogo entre o então cardeal Joseph Ratzinger, hoje papa emérito Bento XVI, e o filósofo alemão Jurgen Habermas, promovido pela Academia Católica da Baviera, na Alemanha, em 2004, e publicado no livro Dialética da Secularização: Sobre a Razão e Religião, Dom Eduardo Benes também discorreu sobre a crise de valores da sociedade contemporânea: “Hoje, vivemos num mundo secularizado, diz-se que o Estado é laico, não tem que entrar religião, como se religião fosse doença. Mas religião não é doença, é uma fonte”, afirmou.
Dom Eduardo Benes afirmou ainda: “Bento XVI dizia que existe um orgulho da razão. Precisamos evitar esse orgulho. É preciso que a sociedade atual saiba reconhecer e deixar-se moldar pelos valores que as grandes regiões oferecem. A família está na raiz de tudo isso. E o próprio Habermas, como filósofo, aceita que é preciso respeitar a valorizar a presença da religião na sociedade. Aliás, esta Casa tem feito isso, ao reconhecer que os representantes do sagrado prestam um grande serviço à sociedade, porque, através de sua comunidade religiosa, valores como fraternidade, justiça e verdade penetram no tecido social e ajudam a construir a justiça”.
O vereador José Francisco Martinez (PSDB) ressaltou que, ao longo de seu arcebispado em Sorocaba, Dom Eduardo Benes foi um líder de posições firmes, que participou ativamente da vida sociedade, sustentando as posições da igreja sobre educação, questões de gênero e, sobretudo, a defesa da família, entre outros valores. “Isso é muito importante, inclusive para nós, legisladores, pois uma sociedade se constrói assim, por meio do debate democrático”, afirmou Martinez, ao final da sessão. A convite de Martinez, o bispo nomeado de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, fez a oração e a benção final.