22/02/2017 17h00


A intenção é discutir problemas, compartilhar experiências e formar uma comissão para buscar recursos em Brasília para a região

O vereador Rodrigo Manga (DEM), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, anunciou o lançamento de uma força-tarefa entre os presidentes dos Legislativos dos 27 municípios de compõem a Região Metropolitana de Sorocaba, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a solução de problemas dessas cidades.

Em reunião esta semana com o presidente da Câmara de Itu, vereador José Galvão (DEM), ficou acordado que a primeira reunião será realizada no plenário da Casa de Leis em Sorocaba – em data a ser definida – e que o tema debatido será “O Combate à Dependência Química”.  “Abordar e oferecer tratamento aos dependentes químicos – principalmente nas minicracolândias que se multiplicam à luz do dia – além de prestar assistência às famílias”, explica Manga.

Galvão adiantou que no encontro em Itu, posterior ao de Sorocaba, o tema será “A Geração de Emprego e a Capacitação do Trabalhador”, quando serão discutidas a estrutura que as cidades possuem para receber novas indústrias, e a qualificação direcionada ao que o mercado necessita. “Existem municípios que não comportam mais a implantação de fábricas, enquanto outros podem muito bem ser sedes dessas empresas, mas é preciso gerar emprego nas próprias cidades. Esse será um trabalho qualitativo em prol do crescimento da região”, justificou o parlamentar.

Manga sugeriu ainda a formação de uma comissão de presidentes das Câmaras para levar as principais demandas até Brasília, na tentativa de conseguir repasse de recursos para projetos nas áreas mais precárias, como a saúde, a educação e a geração de empregos. “A Região Metropolitana de Sorocaba precisa estar unida e afinada nos propósitos a caminho do desenvolvimento, não podemos ser apenas uma sigla enquanto a população perde em qualidade de vida, um dos principais atrativos da nossa região”, finalizou o vereador.