09/03/2017 12h56
 

Honraria foi entregue a Raissa Prelipko durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 9, pelo proponente, vereador Fausto Peres (PTN).

 

O vereador Fausto Peres (PTN) entregou à russa Raissa Prelipko, ao fim da 10ª sessão ordinária da Câmara Municipal, a Comenda Referencial de Ética e Cidadania, por ter se tornado referência social devido suas atitudes de bravura. Moradora do bairro Brigadeiro Tobias há 23 anos, Raíssa viveu de perto os horrores do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial, sendo sobrevivente de um dos campos de concentração alemães.

 

“É uma grata alegria ter conhecido a senhora, que é uma mulher especial e que, apesar de tudo que passou na infância, hoje tem uma alegria contagiante. Fico muito contente em prestar essa homenagem”, afirmou o vereador emocionado. O parlamentar ressaltou ainda que Raíssa e sua história de sobrevivência são exemplos para os jovens.  

 

Antes da entrega da comenda pelo autor, com a participação do presidente da Câmara, vereador Rodrigo Manga (DEM) e demais vereadores, foi transmitida uma reportagem de TV, na qual a homenageada conta sua história desde a perseguição da família na Rússia, a fuga para Iugoslávia e Romênia, a permanência no campo de concentração na Alemanha, a vinda da família para o Brasil, inicialmente para Jaguaré, até sua chegada a Sorocaba, em decorrência de seu segundo casamento. Raíssa Prelipko esteve acompanhada do filho, Sergio Vitor Sakatauska, que recebeu votos de congratulação por seu aniversário.