28/03/2017 15h29


Maioria dos pedidos de moradores do Parque São Bento está ligada às áreas de saúde e segurança pública. Evento no bairro teve iniciativa do presidente da Casa, vereador Rodrigo Manga (DEM), com o apoio da mesa diretora e demais vereadores

Balanço do Legislativo de Sorocaba, divulgado pelo seu presidente Rodrigo Manga (DEM) na sessão desta terça-feira (28), aponta que ao todo 134 demandas foram apresentadas pela comunidade durante a primeira edição do Programa “Câmara de Bairro em Bairro”. O evento reuniu cerca de 200 pessoas na manhã do último sábado (25), no Centro de Educação Infantil “Larissa de Freitas Borges” (CEI 99), no Parque São Bento.

Nesse evento, idealizado vereador Rodrigo Manga, juntamente com a atual mesa diretora da Casa, 27 (20,14% do total) solicitações referem-se à área da saúde; 19 (14,17%) de segurança pública, 12 (8,9%) de urbanismo, 11 quanto aos Correios, 10 de transporte e trânsito, 9 de educação, 9 de pavimentação, 9 de pavimentação, 8 de esporte e lazer, 8 de limpeza pública, 4 de habitação, 3 de assistência social, 2 de iluminação, 1 de gestão, 1 de saneamento e 1 de trabalho.

Após triagem e compilação das propostas, foram definidas pela população a 20 principais melhorias para o bairro, cujas sugestões darão origem a requerimentos, projetos e outras ações legislativas em benefício da comunidade. “Os documentos, que serão assinados por todos os vereadores, estão sendo elaborados para ir à votação na sessão desta quinta-feira (30) da Câmara. Ainda vou pedir uma reunião com prefeito, a fim de priorizar os encaminhamentos”, adiantou Manga.

Propostas

Com base na análise dos dados, as principais demandas referem-se às áreas de:

- Saúde: ampliação de quadro de médicos em postos de saúde);

- Segurança púbica: ampliação de rondas ostensivas próximo de escolas e postos de saúde;

- Urbanismo: colocação de faixas de pedestres e redutores de velocidade em locais de maior circulação de pedestres;

- Transporte e urbanismo: instalação de semáforos em pontos estratégicos de avenidas do bairro;

- Educação: criação de creches e mais escolas;

- Pavimentação: colocação de asfalto e serviços de tapa-buracos;

- Esporte e lazer: construção de academias ao ar livre;

- Habitação: concessão de escrituras de imóveis;

- Assistência social: políticas públicas para reduzir o consumir de drogas entre os jovens;

- Iluminação: mais postes em vias públicas e troca de lâmpadas danificadas;

- Limpeza pública: roçagem de terrenos baldios, controle de pragas e limpeza e conservação de calçadas;

- Correios: instalação de agência para facilitar a distribuição de correspondência no bairro.

Os cadastros preenchidos pela população, contendo as demandas, estão à disposição de todos os vereadores. Não houve registro de solicitações nas áreas de cultura, fiscalização e gestão ambiental. “Depois de tudo, pretendemos voltar o bairro e mostrar para a população o que aconteceu. Se os pedidos foram atendidos”, confirma o presidente da Câmara de Sorocaba.

Adesão e segunda edição

A primeira “Câmara de Bairro em Bairro” teve a participação de 14 vereadores. Além de Rodrigo Manga, marcaram presença no evento no Parque São Bento os vereadores João Donizeti (PSDB), Hudson Pessini (PMDB), Francisco França (PT), Rafael Militão (PMDB), Pastor Apolo (PSD), Renan dos Santos (PC do B), Silvano Jr. (PV), Fausto Peres (PTN), Iara Bernardi (PT), Hélio Brasileiro (PMDB), Luís Santos (Pros), Vitão do Cachorrão (PMDB) e Péricles Régis (PMDB). Porém, aqueles que não puderam comparecer ao evento justificaram a ausência, bem como o apoio à iniciativa, durante a sessão desta terça-feira (28).

A segunda edição do evento está programada para ocorrer na região do bairro Júlio de Mesquita Filho, em data ainda a ser definida. Segundo Manga, a intenção é fazer a reunião nos bairros uma vez por mês. Para que a participação da população seja novamente maciça, haverá ampla divulgação dos dias de evento. “Queremos com isso aproximar a Câmara Municipal da população. Nada como o morador para apontar quais as principais demandas do bairro”, complementa o presidente do Legislativo.

(Assessoria de imprensa – vereador Rodrigo Manga/DEM)