13/06/2018 12h23
 

O vereador Péricles Régis (MDB) é autor de um requerimento, aprovado na sessão ordinária da Câmara da última terça-feira (12/06), que cobra do Executivo informações a respeito das capacitações que têm sido oferecidas para os professores que atuam na rede municipal de ensino. As motivações do parlamentar para a realização do documento foram denúncias que chegaram até seu gabinete no último mês, realizadas por funcionários que lecionam nas escolas de Sorocaba. “Uma das professoras que procurou o meu mandato nos contou que os profissionais não recebem capacitações que visam melhorar o trabalho em sala de aula. Segundo ela, a cada dia que passa os professores são mais desvalorizados, não só do ponto de vista financeiro e isso causa desmotivação”, explica Péricles.

 

“Em outro caso a educadora nos contou que não teve nenhuma formação nesta gestão, mesmo sendo direito do profissional do magistério a formação continuada. E que somente houve a capacitação que compõe o processo formativo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), mas essa capacitação focou apenas professores de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. A profissional contou ainda que os professores que trabalham com o projeto Escola em Tempo Integral não tiveram nenhuma formação específica sobre o projeto. Para ela não há reconhecimento por parte do governo para a classe dos professores e as condições de trabalho são péssimas, assim como o plano de carreira para a categoria. Nas palavras da professora: Não há capacitação e quando há, parece de faz de conta”, completa o parlamentar.

 

No requerimento Péricles pergunta à Prefeitura, por exemplo, quais aprimoramentos profissionais foram oferecidos aos docentes municipais desde 2017 e se os docentes da rede são motivados a buscar crescimento profissional e de que forma isso ocorre. Outras informações solicitadas têm como foco o piso salarial dos professores, o projeto Escola em Tempo Integral e ainda o pedido de esclarecimento sobre denúncias de que alunos de escolas municipais estariam “passando de ano” sem o devido crescimento intelectual.

 

“Dados do Censo Escolar de 2016 apontam que metade dos professores de Matemática em sala de aula no país não possui formação adequada. Em Português, esse percentual chega a 40%. Isso é alarmante! O nosso país possui 2.196.397 professores de educação básica, sendo que 488 mil concluíram apenas o Ensino Médio, 95 mil não possuem licenciatura, e seis mil possuem apenas com o Ensino Fundamental. O fortalecimento da educação está diretamente relacionado com uma sólida capacidade técnica da classe profissional, que precisa ser devidamente motivada e reconhecida. E isso precisar ser feito de forma sócio e economicamente aqui em nossa cidade”, finaliza o vereador.

 

(Assessoria de Imprensa – vereador Péricles Régis – MDB)