Péricles Régis (MDB) enfatiza que os pais estão reclamando das falhas na sinalização de transito no entorno das escolas, como falta de placas de velocidade máxima e ausência de faixa de pedestre
A segurança dos estudantes no trânsito é o foco de um requerimento que o vereador Péricles Régis (MDB) está encaminhado ao Executivo. O documento questiona a Urbes sobre a sinalização no entorno de escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino e foi motivado por sucessivas reclamações de pais de alunos a respeito da insegurança nos arredores de algumas unidades.
Péricles afirma que as reclamações partiram de pais de diferentes regiões. Queixas como a falta de placas sobre velocidade máxima permitida a motoristas no entorno das escolas, a ausência de faixa de pedestres e lombofaixas, a falta de vagas rápidas de embarque e desembarque que permitam que as crianças não tenham que atravessar as vias após saírem dos veículos de seus pais, entre outras sinalizações deficitárias estão no compilado de reclamações. “A responsabilidade técnica pela sinalização é legalmente instituída no Código de Trânsito Brasileiro. Isso precisa estar a contento”, diz Péricles.
Em seu artigo 90, o CTB informa que “o órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação. (...)”. Segundo o vereador, toda escola deve ser encarada e tratada como um micropólo gerador de tráfego. “E embora as crianças e adolescentes sejam minoria no trânsito, o número de acidentes é maior nesta faixa etária, proporcionalmente”, observa Péricles, baseando-se em levantamentos nacionais de acidentes no trânsito.
Em seu requerimento o vereador pede informações sobre os dispositivos instalados no entorno de cada uma das escolas, inclusive solicitando o detalhamento das sinalizações verticais e horizontais que ainda estão pendentes com seu cronograma de instalação previsto. Entre os tópicos de sinalização questionados, Péricles quer saber se atualmente todas as escolas possuem redutores de velocidade e faixas de travessia próximas aos pontos de maior fluxo de alunos.
(Assessoria de Imprensa – Vereador Péricles Régis/MDB)