O vereador Renan Santos (PDT) apresentou, nesta quarta-feira (10), projeto de lei que obriga as concessionárias que operam o transporte público urbano em Sorocaba a recolocarem 100% da frota de ônibus para atender as linhas regulares da cidade. A medida visa coibir a superlotação dos ônibus e diminuir a possibilidade de contágio da covid-19 para os passageiros e motoristas, por conta da retomada das atividades comerciais.
No início da quarentena, ainda no mês de março, ocorreu redução da frota de ônibus urbano em Sorocaba, conforme a queda do número de passageiros. No entanto, com início da reabertura gradual da atividade econômica, determinada pelo Decreto Estadual nº 64.994/2020 “Plano São Paulo” e regulamentada pelo Decreto Municipal nº 25.768/ 2020, houve um aumento considerável do número de passageiros sem o aumento suficiente da frota de ônibus. “Não faz sentido as pessoas correrem risco em ônibus lotados, sendo que isso poderia ser evitado. Por isso, protocolei esse projeto, para proteger a saúde das pessoas enquanto estiver em vigência o decreto da reabertura gradual da economia”, explica Renan.
O projeto de lei será apresentado na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal e em seguida será avaliado pelas comissões pertinentes. Ao mesmo tempo, para tentar antecipar o retorno dos ônibus às ruas, o vereador Renan Santos cobrou diretamente da Prefeitura Municipal a adoção da medida.
(Assessoria de imprensa – vereador Renan Santos – PDT)