18/06/2020 15h10
atualizado em: 18/06/2020 15h15
Facebook

Presidente da comissão, vereador falou sobre assunto em entrevista à Rádio Câmara

O vereador Anselmo Neto (Podemos) falou sobre os trabalhos da comissão especial da Câmara sobre o coronavírus, da qual é presidente, em entrevista à Rádio Câmara – transmitida simultaneamente pela TV e redes sociais do Legislativo – na manhã desta quinta-feira, 18. Segundo ele, os vereadores estão atentos às ações da Prefeitura durante o período de isolamento social. “Essa comissão, da qual todos os vereadores fazem parte, foi firmada especificamente com a função de acompanhar os atos do Executivo, que tem liberdades que não teria fora do estado de calamidade, como por exemplo fazer compras sem licitações”, explicou. “O Legislativo está pari passu do que está acontecendo na cidade, para que não haja desperdício de recursos públicos”, concluiu.

Um exemplo citado pelo vereador foi a compra de máscaras pelo valor de R$ 15 pela Prefeitura, que está sob investigação do Ministério Público. De acordo com ele, a comissão acompanhou o processo e verificou que não houve irregularidades. “Na época da compra, não havia no mercado por outro preço. Hoje tem máscaras mais baratas, mas no início da pandemia estava uma loucura”, explicou.

Em relação ao isolamento social, Anselmo Neto criticou a falta de direcionamento e clareza por parte do Governo Estadual. “O governador do estado errou quando demorou dois meses para dividir o estado em regiões. Já tinha que ter feito essa divisão lá atrás. Depois flexibiliza e a população entende que pode voltar às ruas, mas não pode, pois o isolamento social ainda não acabou”. O vereador afirmou que é a favor da flexibilização, mas ressaltou a importância de proteger pessoas que integram o grupo de risco, como idosos e portadores de comorbidades.

Templos religiosos – Anselmo Neto explicou que sempre foi a favor da permissão de funcionamento dos tempos religiosos, pois, segundo ele, a legislação permite que se mantenham abertos com mais segurança do que o comércio. “Há templos religiosos que fazem cultos com dez, doze pessoas. É muito mais seguro do que ter centenas de pessoas no supermercado ou 50 dentro de um ônibus lotado. A retomada das igrejas não tem prejudicado em nada. A paróquia que eu frequento está permitindo presença de apenas 30% da sua capacidade”.

Sobre as escolas, o vereador explicou que entra na última etapa de flexibilização da quarentena e que, por isso, em sua opinião, as aulas só serão retomadas no início de agosto. Por fim, Anselmo Neto recomendou tranquilidade às pessoas. “Essa é apenas uma fase. Por isso temos que aproveitar os momentos bons, porque eles passam. Os momentos difíceis devemos superar, porque também vão passar”.

A entrevista com Anselmo Neto está disponível no canal do YouTube da Câmara Municipal, através do link https://youtu.be/Vt3w6ni4wDo.