11/01/2021 12h19
atualizado em: 11/01/2021 13h09
Facebook

Em entrevista à Radio Câmara, vereador falou sobre as iniciativas como Presidente da Comissão de Cidadania do Legislativo.

Na manhã desta segunda-feira, 11, o vereador Cristiano Passos (Republicanos) participou do programa Radar Cidadão, na Rádio Câmara Sorocaba, quando falou sobre as perspectivas de trabalho e de como pretende conduzir a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Discriminação Racial, da qual é presidente. A entrevista foi transmitida ao vivo também pelo Facebook do Legislativo.

Em seu primeiro mandato como vereador, Cristiano Passos afirmou que vai trabalhar em contato direto com a população para entender os problemas prioritários da cidade. “Quem conhece minha história sabe que sempre fui de ir pra rua. Se não nos colocarmos no lugar da população, nunca vamos saber o que está acontecendo”, afirmou, destacando o papel de fiscalizador dos parlamentares.

O vereador, que foi eleito para presidir a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Discriminação Racial, disse que pretende se reunir com os outros membros do grupo, a vereadora Fernanda Garcia (Psol) e o vereador Dylan Dantas (PSC), para dar início às discussões dos temas que são de grande importância para a sociedade, como o racismo. “Nós trabalhamos com uma parcela da sociedade que muitas vezes não é assistida, é anônima, é esquecida, e estamos aqui para tratar desses temas e dar mais relevância a eles”, contou.

Cristiano Passos apresentou dados que demonstram como a cultura de racismo no país é forte. Segundo ele, uma pesquisa recente aponta que 61% dos brasileiros se consideram racistas. “É um número absurdo porque o brasileiro vem de várias origens, é um povo diversificado”, disse o vereador, fazendo um comparativo com a Argentina, onde morou e afirma ser difícil encontrar uma pessoa negra. 

O vereador relembrou casos recentes de racismo no país, como a morte de um cliente em um hipermercado em Porto Alegre, um garoto no Rio de Janeiro que foi alvo de policiais e um motoboy agredido verbalmente com ofensas racistas na cidade de Valinhos. “Parte de cada um de nós combatermos isso”, afirmou. Ele contou que pretende debater o tema na comissão e até mesmo propor projeto de lei incentivando a iniciativa privada a promover programas de combate ao racismo internamente, “pois 75% das empresas não têm pessoas negras ocupando vagas de alto escalão”, justificou.

Além do racismo, o vereador contou que outro tema que vai receber destaque é o direito do consumidor. Segundo ele, as maiores reclamações de 2020, cerca de 68% das queixas no Procon, foram referentes a internet, telefonia móvel e TV a cabo. Outra área de grande volume queixas é sobre atendimento na área da saúde e reembolso de agências de viagens por conta de viagens canceladas devido à pandemia.

Justiça e Economia – O vereador Cristiano Passos também é membro das comissões de Economia e de Justiça, e considera ambas como as principais do Legislativo. Ele destacou a capacidade da Comissão de Economia, formada também pelos vereadores Vitão do Cachorrão (Republicanos) e Ítalo Moreira (PSC), que possui uma equipe técnica qualificada para trabalhar de forma responsável. Ele cita como resultado a aprovação do projeto de lei que autorizou o empréstimo internacional ao Executivo.

Sobre a Comissão de Justiça, Cristiano lembrou que se trata de uma comissão por onde passam todos os projetos do Legislativo para receberem pareceres, e que envolve muita pressão e responsabilidade. “Vai ter muito trabalho, mas muito resultado positivo para a cidade”, finalizou.