Vacinação está prevista para dia 25, mas a data pode ser antecipada. Presidente Cláudio Sorocaba diz que Legislativo vai atuar ao lado da Prefeitura
O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Cláudio Sorocaba (PL), informou neste domingo (17) que o Legislativo Sorocabano vai atuar junto à Prefeitura Municipal para garantir que a vacinação contra a Covid-19 ocorra antes do prazo determinado pelo governo do Estado de São Paulo, marcado para 25 de janeiro.
"A vacina já foi aprovada pela Anvisa e as doses já estão no Estado. A burocracia não pode atrapalhar o povo. Nós estamos falando de vidas. A Câmara estará ao lado do prefeito Manga, do secretário dr. Vinícius, em tudo o que puder ser feito para desburocratizar a chegada destes medicamentos, inclusive nas tratativas junto ao governo do Estado", afirmou o presidente.
Pelo calendário de vacinação divulgado pela Prefeitura de Sorocaba neste domingo, a vacinação respeitará grupos prioritários em um primeiro momento, tendo início em 25 de janeiro. O Executivo, no entanto, marcou uma reunião para esta segunda-feira (18) e vai tentar antecipar as datas. Sorocaba estima que cerca de 24 mil profissionais ligados à área da saúde sejam imunizados contra a Covid-19. A cidade também trabalha com o número de 81 mil idosos, faixa prioritária para receber a vacinação contra a doença. O protocolo de vacinação na cidade respeitará as regras de priorização de grupos divulgada pelo Governo do Estado.
O presidente Cláudio Sorocaba (PL), realizou uma visita de fiscalização à Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), anexa à UPH Zona Leste, na tarde de quarta-feira (13), para verificar a situação dos insumos e materiais necessários para a aplicação da vacinação contra a Covid-19 na cidade. O vereador destacou a importância da ação fiscalizatória do Poder Legislativo neste momento delicado em que a cidade vive à espera da vacina.
“A Secretaria de Saúde da Prefeitura tem divulgado que está com a estrutura pronta para iniciar a vacinação. Nós temos o dever de fiscalizar e por isso essa visita, para analisar a estrutura e ver se Sorocaba está pronta para receber a vacina, aplicar a vacinação e, também, não desperdiçar nenhuma dose, o que é uma grande preocupação”, afirmou o presidente do Legislativo.
As doses das vacinas em Sorocaba estarão protegidas contra furtos e acidentes, segundo informou a supervisora. Ane Pontes disse que uma estrutura de segurança e monitoramento será executada entre Guarda Civil e Polícia Militar para a segurança das unidades que receberão e acondicionarão as vacinas. Um esquema de plantão de funcionários da Secretaria de Saúde também é elaborado para monitorar as condições dos imunizantes.
Devido à necessidade de refrigeradores, a secretaria de Saúde também vai disponibilizar geradores para evitar que quedas de energia afetem o acondicionamento das doses das vacinas nas unidades.