Vereador afirma que irá verificar a possibilidade de substituição dos exemplares
Vinicius Aith: acompanhando retirada de livros da Arena MultiusoNa manhã desta quinta-feira, 21, o vereador Vinícius Aith (PRTB) esteve na rádio Band FM para falar ao vivo sobre a denúncia que fez ao prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) em relação a compra de mais de 1 milhão de livros paradidáticos, nos últimos dias de mandato da ex-prefeita Jaqueline Coutinho e que estavam estocados nas dependências da Arena Multiuso da cidade.
Aith explicou que, em entrevista à mesma rádio, a ex-prefeita não soube justificar o gasto de R$ 29 milhões, a poucos dias de terminar seu mandato, com a compra dos livros que seriam distribuídos às escolas municipais da cidade. “Ela afirmou que teria que investir 25% do Orçamento Municipal na Educação, mas não disse por que não usou os recursos para melhorar a segurança e a infraestrutura das escolas, que eram muito mais necessárias, por exemplo”, reclamou.
O parlamentar argumentou ainda que, enquanto professores não podem comer merenda nas escolas e a Prefeitura demorou para fornecer um kit merenda – durante a pandemia – que era de má qualidade, às crianças de famílias de baixa renda, foram despendidos milhões com livros que a própria então chefe do Executivo desconhecia o teor, como o “No meu Corpo Mando Eu”, cujo linguajar sobre sexo é considerado impróprio por pais e educadores. Vinicius Aith na Band FMSobre tentar reduzir o prejuízo aos cofres públicos, o vereador explicou que irá verificar a possibilidade dos exemplares serem substituídos por outros com textos adequados à faixa etária de crianças. “O que foi feito só o Ministério Público pode tomar uma atitude, diante da denúncia que já fizemos”, ressaltou.
Depois da entrevista, o vereador foi até a Arena Multiuso verificar a retirada dos livros que foram depositados lá pela antiga administração municipal. “Todos os livros deverão ser retirados daqui até amanhã. Nenhum livro será utilizado sem o aval da Secretaria da Educação. Uma cópia de cada exemplar já foi entregue à equipe da Ouvidoria da Prefeitura”, concluiu.
(Assessoria de Imprensa – Vereador Vinícius Aith/PRTB)