Vereador vistoriou o local acompanhado de membros da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba
Após o recebimento de denúncia feita por munícipe, o vereador Dr. Hélio Brasileiro (PSDB) esteve, nesta quinta-feira (21), fiscalizando a obra do novo viaduto da Avenida Ipanema. Acompanhado de diretores e membros da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), o grupo detectou problemas que necessitam de atenção urgente.
As primeiras situações vistas no canteiro de obra foram aquelas que envolvem o risco à população, como a falta de acessibilidade e a orientação de trânsito insuficiente. Para Dr. Hélio Brasileiro, essas questões deveriam ser revistas. “Ouvindo os técnicos, entendi que falta um projeto de trânsito, que hoje é confuso, sem placas e sem faixas provisórias de pedestres. Presenciamos pontos onde um cadeirante fica impedido de transitar pela presença de um poste de concreto e faltam bandejas de proteção nas laterais da construção, justamente acima de onde passam as pessoas, que podem ser atingidas caso caia algum material”, destaca.
Já o engenheiro Valdir Paezani chamou a atenção para uma desapropriação que não aconteceu, na junção entre as avenidas José Joaquim de Lacerda e Ipanema. “Havia a previsão de desapropriação de um imóvel, que parece não ter sido concluída e fez com que o viaduto ficasse baixo e estreito para veículos mais altos, que podem até se chocar com a estrutura”, alerta. “O semáforo para pedestres nesse local também está em ponto irregular, não permitindo que o pedestre consiga saber se pode atravessar, havendo risco de atropelamento”, acrescenta Paezani.
Na estrutura do viaduto, o parlamentar e o arquiteto Eduardo Gatti se preocuparam com a porosidade do concreto em algumas vigas, porém fazendo-se necessária uma análise mais profunda para cálculo de riscos. Entre outros problemas, o engenheiro Samuel Carlos Flora reprovou a limpeza da obra, que pode envolver desde casos de saúde a prejuízos materiais. “O acúmulo de restos de construção, sem o devido cuidado e separação, são propícios para abrigar animais peçonhentos, e a quantidade de pregos que vimos espalhados estavam sendo lançados para a via pública, que certamente causará furos nos pneus dos carros”, explica Samuel.O controle de acesso ao canteiro de obra também foi algo que causou espanto ao engenheiro Alessandro Nogueira, não havendo barreiras que impedissem qualquer pessoa de ingressar no local, bem como ao acesso ao depósito de brita, que sem controle facilita a ação de pessoas mal intencionadas, podendo fazer uso das pedras para cometer assaltos nos semáforos próximos.
Entre os pontos positivos, o grupo recebeu informação de que o projeto tem sido seguido à risca e a altura do viaduto está regular, dentro do que é previsto pela URBES. Os funcionários da obra contavam com protetor auricular, porém nem todos estavam fazendo uso do equipamento. Já a linha de vida – acessório de segurança ao operário em grandes alturas – estava presente, exceto em um pequeno trecho.
Para o vereador Dr. Hélio Brasileiro, a visita dos técnicos em engenharia e arquitetura durante a fiscalização garantiu maior clareza para a análise das necessidades. “Não é de meu feitio apontar problemas para fazer alarde. Nossa intenção é de colaborar e, por isso, fiz questão de ouvir os profissionais com capacidade de resolução, pois uma obra deste porte precisa ser bem produzida. Ela garantirá a segurança da população”, resume.
De imediato, o parlamentar entrou em contato com o Prefeito Rodrigo Manga, que de forma solícita se propôs a agendar uma visita ao local nos próximos dias, com pessoal técnico, para verificar as questões apontadas pelo grupo.
O novo viaduto na zona norte de Sorocaba tem prazo de conclusão previsto para março de 2021 e está sendo implantado entre as avenidas Ipanema e José Joaquim de Lacerda.
(Assessoria de Imprensa - Vereador Dr. Hélio Brasileiro/PSDB)