A nova avaliação, que pode flexibilizar as atividades comercias no município, será feita nesta semana de acordo com o prefeito Rodrigo Manga.
A cidade de Sorocaba deverá passar por uma reclassificação de fase dentro do Plano São Paulo de combate à Covid-19 ainda esta semana, com a possibilidade de flexibilização das atividades comerciais no município. A informação foi divulgada pelo prefeito Rodrigo Manga, na tarde desta segunda-feira (25), em coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal. O presidente da Câmara Municipal, Claudio Sorocaba (PL), e os vereadores João Donizeti (PSDB), Vitão do Cachorrão (Republicanos), Fábio Simoa (Republicanos) e Cícero João (PTB) estiveram presentes no evento.
A novidade é resultado da reunião entre uma comissão formada por prefeitos da região, encabeçada pelo prefeito sorocabano, e o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, realizada na manhã de hoje. O objetivo era apresentar números que comprovam que a Região Metropolitana de Sorocaba poderia avançar de fase no plano estadual de enfrentamento à pandemia.
Claudio Sorocaba, parabenizou a iniciativa do prefeito, que poderá antecipar a mudança da cidade da fase vermelha, a mais restritiva, para a fase laranja, com maior flexibilização do comércio. "Se todos ficassem quietinhos, somente daqui 15 dias que haveria essa nova avaliação, então que parabéns a sua atitude junto com os prefeitos da nossa região que já tomaram essa medida e pelo menos agora poderemos trabalhar de forma mais cômoda", destacou o presidente do Legislativo, que enfatizou o pedido para que população continue com medidas de segurança para se proteger da infecção pelo vírus.
Atualização de números - De acordo com o prefeito Rodrigo Manga, a comissão especial foi criada no domingo e reuniu prefeitos das cidades de Araçoiaba da Serra, Salto, Piedade, Votorantim, Ibiúna e Iperó, que em um encontro no Parque Tecnológico elaboraram um documento para apresentar números que embasam o pedido de mudança de fase da Região Metropolitana de Sorocaba.
Segundo ele, sete respiradores e 20 leitos do Hospital Regional estavam desativados e não entraram na contagem do governo estadual. Manga também destacou que cinco cinco novos leitos de UTI inaugurados no sábado, fora os 10 já anunciados na UPH da Zona Leste, além de 15 novos leitos que começam nesta semana na UPH da Zona Norte e o início da operação dos ônibus antivirais não constavam nos dados para classificação da região.
Manga contou que na reunião com o secretário estadual, com base nos dados apresentados, Vinholi entrou em contato com o centro de contingência e confirmou uma nova análise sobre a situação da Região de Sorocaba na quarta-feira, o que, a princípio, estava programada apenas para 15 dias após o anuncio realizado na sexta-feira passada.
Como medida inicial, o prefeito explicou que até a reanálise de fase da região, o comércio dos municípios poderão funcionar em sistema drive-thru, sem público dentro das loja, mas podendo abrir, "diminuindo assim o impacto financeiro da pandemia, até que haja a requalificação que, pelos dados apresentados, seja anunciada a mudança para a fase laranja", disse Manga.
Centro de estabilização e vacinas - No encontro com o secretário de Desenvolvimento, o prefeito contou que recebeu a informação de que a cidade vai receber um Centro de Estabilização, com 40 leitos (10 UTI e 30 enfermaria) em parceria com o governo estadual, desafogando o sistema de saúde da cidade. Manga explicou que toda a estrutura, que ficara ao lado UPH da Zona Leste, ficará para que Sorocaba após a pandemia, com equipamentos redistribuídos para a inauguração dos PAs 24 horas, no Parque São Bento, Júlio de Mesquita e Aparecidinha.
Sobre a vacinação no município, o prefeito afirmou que a cidade receberá novas doses ainda nesta segunda-feira. Ele reforçou o pedido para que a população continue utilizar máscara, alcool gel e manter distanciamento social. "Estamos prestes a vencer (a Covid-19), mas temos um longo caminho a percorrer até que a população seja vacinada".