25/01/2021 19h48
atualizado em: 25/01/2021 20h02
Facebook

Tecnologia promete eliminar vírus da Covid-19 em segundos; Quatro linhas vão receber veículos com proteção

A Câmara de Sorocaba participou na tarde desta segunda-feira (25) da apresentação dos quatro primeiros ônibus com tecnologia antivirial, lançados pela Prefeitura de Sorocaba e que vão circular nas linhas Júlio de Mesquita, Éden, Carandá e Parque São Bento. O Legislativo foi representado pelo presidente Cláudio Sorocaba (PL), pelo líder do governo, João Donizeti (PSDB), pelo vice-presidente Luis Santos (Republicanos), e pelos vereadores Fausto Peres (Podemos), Cícero João (PTB), Vinícius Aith (PSC) e Dylan Dantas (PSC).

O presidente do Legislativo, vereador Claudio Sorocaba, disse que os novos ônibus são um avanço para a população. "O trabalhador sai de casa preocupado porque ele não pode faltar no serviço, e trazer essa tecnologia para Sorocaba é muito importante. Se os governantes não pensarem no povo que precisa, muita gente que tá lá em cima não vai pensar aqui em baixo, e é quem está aqui, o prefeito e os vereadores, que sentem esse sofrimento da população".

Já o vereador João Donizeti, líder do governo na Câmara, lembrou que a iniciativa é uma entre várias tomadas para reduzir o nível de contaminação na cidade. "Todas as tecnologias que nós pudermos usar para aumentar a segurança do povo trabalhador que usa o transporte todos os dias para trabalhar é um gesto muitíssimo importante. E levar essa tecnologia para toda a frota é o poder público dizer à nossa população que estamos atentos ao momento difícil que estamos vivendo", destacou.

"Essa solução vai trazer benefício para quem usa o transporte e também para os motoristas, que estão aí na linha de frente, e vai trazer uma tranquilidade no ir e voltar do seu trabalho", disse o vereador Fausto Peres, membro da comissão de Obras, Transporte e Serviços Públicos da Câmara Municipal.

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) comemorou o lançamento dos veículos, ao lado do deputado federal Guiga Peixoto (PSL), também presente ao evento. “Trata-se de uma parceria com a iniciativa privada, sem custo algum ao município. É mais um passo na guerra contra o coronavírus. A intenção é equipar mais ônibus da frota com essa tecnologia inovadora”, celebrou o prefeito.

De acordo com o diretor de relações institucionais da empresa responsável pela tecnologia, Ricardo Bastos, a solução foi desenvolvida pela ChromaLíquido Soluções Tecnológicas, em parceria com a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, e com a TNS Nanotecnologia. O aditivo antiviral aplicado nos fios dos tecidos é produzido com nanotecnologia capaz de romper a camada de gordura do vírus, impedindo que ele se fixe na superfície. Além disso, os aditivos conseguem inativar o Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19, a partir de 30 segundos de contato, eliminando o risco de contaminação cruzada.

A contaminação cruzada ocorre quando um infectado deposita em uma superfície o vírus e na sequência, uma pessoa não-infectada toca o local, correndo risco de contrair a doença. "É uma proteção adicional para as pessoas e para a vida e muito feliz para nós apresentarmos aqui em Sorocaba", afirmou o diretor da ChromaLíquido.

“Os tecidos e soluções são indicados para uso profissional, em virtude do efeito permanente da ação antiviral e antibacteriana, resistência a atritos, higienizações e lavagens constantes, como exige o transporte público”, destaca Ricardo Bastos.

A resistência física do produto e a eficiência antibacteriana e antiviral, inclusive, são certificadas pelas áreas e agências técnicas do Governo do Estado, incluindo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da USP (Universidade de São Paulo). A tecnologia já está em uso em ônibus nas cidades de Florianópolis, Osasco e na linha da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) que opera entre São Paulo e Carapicuíba.

O presidente da Urbes faz questão de destacar que, apesar da adoção de medidas extras para evitar o contágio da Covid-19 no transporte público, os hábitos de higiene pessoal, como o uso de máscara e álcool em gel, são fundamentais no dia a dia para todo munícipe. “A proteção individual ainda é fundamental. Nossas ações, como o revestimento antiviral nos ônibus, a ampliação da frota e dos horários de viagens, são ações complementares”, frisa.