O descarte ilegal tem afetado moradores da Zona Industrial de Sorocaba.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Sorocaba, vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), em visita a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pirajibu, na cidade de Itu, fez uma nova denúncia em suas redes sociais, de descarte ilegal de esgoto no Córrego Tapera Grande. O descarte tem afetado moradores daquela cidade e da Zona Industrial de Sorocaba.
De acordo com o vereador, a ETE foi inaugurada no ano de 2018 e deveria estar tratando o esgoto de uma população de 55 mil habitantes da região do Pirapitingui, em Itu, “por conta de impedimentos estruturais de sua edificação, ela encontra-se inoperante, despejando todo o seu esgoto in natura no Córrego Tapera Grande, no bairro do Cajuru, fazendo com que o pernilongo denominado “cúlex” se prolifere em abundância na Zona Industrial de Sorocaba”.
Com a intenção de cobrar providências, Donizeti aguarda uma reunião com a prefeitura de Itu, que segundo o vereador deve acontecer na próxima semana, “caso esse encontro seja insatisfatório, vamos encaminhar esta denúncia para órgãos públicos especializados em meio ambiente, como o Ministério Público, curadoria do Meio Ambiente, e o Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), pois vivemos uma situação insuportável no Cajuru e no Éden, um verdadeiro surto de pernilongos, são nuvens e mais nuvens que se formam deste mosquito todos os dias. Não dá mais para aguentar”, desabafou o presidente da Comissão de Meio Ambiente.
Assessoria - Vereador João Donizeti Silvestre