27/01/2021 17h52
atualizado em: 28/01/2021 08h57
Facebook

A proposta prevê a instalação de depósitos públicos adequados aos materiais que geralmente não têm mais utilidade à população.

A implantação de Ecopontos como política permanente de limpeza em Sorocaba é instituída por projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal, apresentado pelo vereador Rodrigo do Treviso (PSL).

A proposta prevê a instalação de depósitos públicos adequados aos materiais que geralmente não têm mais utilidade à população. Entre eles, estão móveis velhos, materiais recicláveis, óleo de fritura, lâmpadas fluorescentes e entulhos de construção.

“Com os Ecopontos, evitaremos que esses itens acabem despejados de qualquer jeito em vias públicas e terrenos abandonados. Isso significa menos bueiros entupidos, menos solo contaminado e o fim de muitos criadouros do mosquito da dengue”, exemplifica o vereador.

De acordo com a propositura, os Ecopontos devem ser instalados em áreas públicas de fácil acesso, amplamente divulgados. Já o recebimento dos resíduos deve ser previamente segregado, permitindo assim a coleta diferenciada e a garantia do fim correta a todos os descartes.

“A ideia é zelar pelo meio ambiente, limpeza e saúde pública, com a operacionalização de um serviço bastante procurado, principalmente pelos mais carentes. A locação de caçambas é um serviço caro”, justifica Rodrigo do Treviso.

A propositura foi protocolada em 11 de janeiro e deve ser deliberada na primeira sessão ordinária do ano.

(Assessoria de Imprensa - vereador Rodrigo do Treviso/PSL)