Edição deste ano pretende oficializar a união de 300 casais em Sorocaba
Vereador Cristiano Passos (Republicanos) e a esposa Gil Passos Os vereadores Dylan Dantas (PSC) e Cristiano Passos (Republicanos) participaram do lançamento do Casamento Comunitário 2021, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, na manhã desta segunda-feira (1º). A edição deste ano pretende oficializar a união de até 300 casais de baixa renda da cidade de forma gratuita, ainda no primeiro semestre.
O vereador Cristiano Passos (Republicanos), presidente da Comissão de Cidadania, que esteve acompanhado de sua esposa Gil Passos, celebrou a iniciativa do Casamento Comunitário. "Esse trabalho importante não é na estrutura física, mas na estrutura familiar. Muitas pessoas falam que se separam porque o amor se esfria. O amor não se esfria, ele deixa de ser alimentado e morre. Nós não podemos deixar de alimentar o amor. Parabéns por esse projeto", afirmou o parlamentar.
Já o vereador Dylan Dantas (PSC), presidente da Comissão de Educação do Legislativo, discursou ser favorável à instituição do casamento e ao projeto de formalização da união. "O casamento é uma benção. Acreditem nele. Mantenham o casamento de vocês sadio, com temor a Deus. O casamento é uma benção e nunca, jamais, pensem algo em contrário. O casamento é um estado honroso. Acreditem nisso", disse o parlamentar.
Vereador Dylan Dantas (PSC)O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), pediu empenho na divulgação para que mais pessoas possam participar. “Sabemos que essa é a realização de um sonho para os casais e muitos não têm condições de arcar com as despesas de um casamento”, explicou o prefeito.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, Sirlanje Frate Maganhato, que organiza o Casamento Comunitário, comemorou o aumento no número de vagas para a realização do evento. “Nesta edição, vamos oferecer 300 certidões, dando oportunidade a mais pessoas de celebrar esse momento tão especial de união. A celebração vai acontecer no final deste primeiro semestre, mantendo todos os protocolos de higiene e medidas de segurança para evitar o contágio da Covid-19”, completou.
O casal Luciana e Sebastião, que se casaram em 2018 no Casamento Comunitário, foi homenageado durante a solenidade.
Inscrições
Nesta edição, a ação vai permitir que 300 casais de baixa renda da cidade oficializem a união de forma gratuita, sem a presença de convidados e com transmissão ao vivo. Os interessados deverão se inscrever no Paço Municipal ou de forma on-line, pelo link: https://formularios.sorocaba.sp.gov.br/casamento-comunitario/. A Prefeitura estuda também a possibilidade de realizar as inscrições nas Casas do Cidadão.
Todos os casais deverão participar do curso de noivos, que está previsto para ser realizado no mês de maio. O dia e o local serão definidos. Já, a Cerimônia Ecumênica está prevista para o mês de junho e será transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba, em razão da pandemia da Covid-19. A presença na cerimônia será exclusiva aos noivos.
Para se inscrever, os interessados deverão apresentar os seguintes documentos: carteira de trabalho ou holerite atual para comprovação de renda, sendo que o valor total não poderá ultrapassar, na somatória dos noivos, o equivalente a três salários mínimos, ou seja, R$ 3.300; comprovante de endereço recente (pelo menos um dos noivos deve residir em Sorocaba) e o nome completo da mãe dos noivos. Após análise dos documentos, o encaminhamento para o cartório de referência deverá ser retirado no Fundo Social em abril.
Os casais interessados deverão comparecer, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no FSS, localizado no 4º andar do Paço Municipal (Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista), ao longo do mês de fevereiro. Além disso, será feito o credenciamento também nos dias 13 e 27 de fevereiro (sábados), das 8h às 12h.
O edital de chamamento foi publicado na página 19 do Jornal do Município de Sorocaba de sexta-feira (dia 29) e pode ser conferido no link: http://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3238.2503.