Com o fim do recesso parlamentar e volta das atividades presenciais, produção do Legislativo sobe para 586 proposituras protocoladas no ano.
A Câmara Municipal de Sorocaba divulgou nesta sexta-feira, 5, um novo boletim atualizado dos casos de coronavírus no Legislativo. As informações foram repassadas pelo secretário Geral, Jonata Mena, em entrevista à Rádio e TV Câmara e demais canais de comunicação da Casa.
Com um novo caso confirmado na última semana, sobe para 12 os casos confirmados em 2021, sendo dez recuperados. Outros dois funcionários estão afastados com suspeita da doença. Dos doze casos confirmados, um é o vereador Cristiano Passos, do Republicanos - que também já está recuperado, seis são assessores parlamentares e cinco servidores da Casa.
Desde março de 2020, quando a pandemia começou, a Câmara de Sorocaba já registrou 44 casos confirmados da doença, dois quais, dez são vereadores. No último sábado foi finalizada a desinfecção do prédio, após o período fechado, com uso de produtos utilizados em hospitais.
“Foi muito importante a atitude da Mesa Diretora com o fechamento da Casa, pois já observamos a diminuição dos casos, com apenas um funcionário diagnosticado e mais dois com suspeita desde o último boletim”, ressaltou o secretário.
Produção no Legislativo – O secretário Jonata Mena também fez um balanço das atividades parlamentares desta semana, em que houve a volta dos trabalhos presenciais no Legislativo. Desde quinta-feira, as sessões passaram a ocorrer de forma mista, com a presença de vereadores em plenário dos e virtualmente.
“Nossa equipe de informática já estava preparada para a sessão híbrida e os vereadores do grupo de risco puderam acompanhar de suas casas e os que puderam estiveram presentes”, afirmou. O secretário reforçou ainda que o retorno dos trabalhos presenciais e o fim do recesso parlamentar refletiu no crescimento das propostas protocoladas, sendo que nesta primeira semana de fevereiro foram apresentadas 283 proposituras, totalizando 586 propostas desde 1º de janeiro, sendo: 69 projetos de lei; dois projetos de emenda à Lei Orgânica do Município; oito Projetos de Resolução; quatro moções; 258 indicações e 245 requerimentos.
Por fim, Mena reforçou o pedido feito pelo presidente Cláudio Sorocaba, na última sessão ordinária para que parlamentares e funcionários continuem utilizando máscara e mantendo os protocolos de segurança e higiene. “O presidente solicitou que os cuidados sejam redobrados, pois nós aqui somos espelho para a população e temos que dar esse exemplo”, afirmou, destacando que os munícipes devem evitar ir à Câmara, reforçando que os canais de comunicação estão à disposição dos munícipes.