05/02/2021 12h32
Facebook

O parlamentar observa que somente numa escola da Vila Barão, os prejuízos com roubos de fiação elétrica já somam cerca de R$ 400 mil

Vitão do Cachorrão (Republicanos): segurança nas escolasO vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos), por meio de requerimento destacado na sessão ordinária de quinta-feira, 4, tratando de problemas de energia elétrica na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Ana Paula Eleutério, aproveitou para discutir, também, o problema da falta de segurança nas escolas, que têm sido objetivo de constantes roubos e depredações. 

Além de solicitar à Prefeitura que envie uma equipe à UBS do Conjunto Ana Paula Eleutério para verificar se o problema da energia elétrica já foi resolvido, Vitão do Cachorrão lamentou o furto do Centro de Educação Infantil da Vila Barão (CEI-27), que ocorreu na quarta-feira. “Em plena pandemia, roubaram a fiação e furtaram equipamentos de água da escola”, afirmou o vereador.

Vitão do Cachorrão (Republicanos) conta que, tão logo ficou sabendo do furto, dirigiu-se à escola e ligou para o prefeito Rodrigo Manga para pedir providências. “O prefeito Manga me atendeu de imediato e mandou uma equipe na escola. A fiação da CEI-27 já foi furtada 20 vezes. Como o custo do material gira em torno de 20 mil reais, o prejuízo pode chegar a 400 mil reais, somando os alimentos que se perdem na geladeira, devido ao dano na eletricidade”, afirma.

Caseiro nas escolas – Em seu discurso na tribuna, Vitão do Cachorrão adiantou que o problema da segurança nas escolas municipais pode estar perto de ser resolvido ou ao menos minimizado. “O prefeito Manga, que tem alma de vereador, deverá implantar zeladoria nas escolas de nossa cidade”, afirmou o vereador, lembrando de sua luta, inclusive em audiências públicas, para que as escolas municipais tenham caseiros.

Para Vitão do Cachorrão, a presença de um zelador na escola inibirá os furtos e depredações. “Geralmente quem pratica esse tipo de furto é um dependente químico, desarmado, que se perceber que tem pessoas morando na escola, desiste de entrar no prédio”, observou o parlamentar, que, em apartes, contou com a concordância de vários vereadores quanto à necessidade de implantar zeladoria nas escolas, entre eles, João Donizeti Silvestre (PSDB), Cristiano Passos (Republicanos) e Rodrigo do Treviso (PSL).

O vereador Péricles Régis (MDB) sugeriu que se retome a ideia de uma parceria com a Guarda Civil Municipal ou com a Polícia Militar para, através dessas corporações, implantar a zeladoria nas escolas. Vitão do Cachorrão (Republicanos) ficou de levar a ideia do vereador para o prefeito Rodrigo Manga. Também o vereador Silvano Jr. (Republicanos) disse apoiar a ideia de um caseiro nas escolas e adiantou que irá cobrar, caso a medida não seja implantada.