O vereador também quer saber se é possível a Urbes viabilizar a cobrança via cartão de crédito ou débito para quem não dispõe do Cartão Cidadão
Fernando Dini (MDB) Após receber várias reclamações de munícipes relatando problemas com a recarga de seus cartões do transporte coletivo urbano de Sorocaba, o vereador Fernando Dini (MDB) apresentou requerimento na Câmara Municipal (já aprovado em plenário), solicitando informações ao Executivo sobre os eventuais problemas, tanto em relação ao Cartão Cidadão quanto ao aplicativo Cittamobi, disponibilizados através da Urbes. O vereador também indaga se é possível implantar alternativas de pagamento da passagem de ônibus por meio de cartão de débito ou cartão de crédito.
“Muitos munícipes relatam que o sistema da Urbes, tanto o Cartão Cidadão quanto o aplicativo CittaMobi, leva até alguns dias para creditar as recargas efetuadas e que não existe, atualmente, um sistema alternativo de pagamento digital que permita o pagamento imediato por meio de cartão de crédito ou de débito. Com isso, a pessoa simplesmente fica impedida de utilizar o transporte público, seja pelo atraso na recarga, seja por não ter o cartão ou o aplicativo”, afirma Dini. O vereador enfatiza que esse impedimento inviabiliza a mobilidade como direito do cidadão.
Em seu requerimento, Fernando Dini quer saber quantas reclamações foram recebidas pela Urbes nos últimos 12 meses relativas a atrasos na recarga dos créditos no Cartão Cidadão e no aplicativo CittaMobi e quais as soluções apresentadas para os munícipes para solucionar cada ocorrência. Também indaga se existe a possibilidade de se implantar um sistema de pagamentos complementar ao existente, permitindo que a passagem de ônibus seja paga via cartão de débito ou de crédito. Caso a resposta seja positiva, o vereador indaga qual seria o prazo de implantação do sistema e, caso negativa, quer saber as razões.