Ele foi acompanhado da vereadora Iara Bernardi (PT) e do secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Sorocaba, Luiz Henrique Galvão
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais, vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), visitou vários pontos da represa de Itupararanga nesta quarta-feira (10). Ele foi acompanhado da vereadora Iara Bernardi (PT), que também integra a comissão, do secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Sorocaba, Luiz Henrique Galvão, e da ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Mairinque, Ildéia Maria de Souza (PT). Em um dos pontos visitados, a comitiva sorocabana também se encontrou com representantes do Poder Executivo e Legislativo de Ibiúna, além de moradores do entorno da represa.
O vereador sorocabano demonstrou preocupação com o nível de água da represa. "Pra um período de chuvas como agora, a represa está com nível muito baixo. Se no período de chuva a represa está nesse nível baixo, como ficará a situação em junho, julho e agosto, os meses de estiagem?", questionou o vereador.
Um dos locais visitados, a confluência dos três rios, rios Sorocabuçu, Sorocamirim e Una, início do abastecimento da represa em Ibiúna, apresenta uma descarga de esgoto daquele município, o que impacta na qualidade da água da represa. "Nós recebemos essa confirmação de membros do Legislativo de lá e também do diretor de Meio Ambiente da cidadeOutra preocupação foi uma área muito grande de platio de eucaliptos por uma fábrica de celulose, em uma área de 1 milhão de metros quadrados dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da represa. João Donizeti também observou com preocupação a plantação de soja nas proximidades da represa, o que leva ao uso de agrotóxicos. "Também percebemos a ocupação do solo desordenada e lixo. Muito lixo nas ruas que ficam próximas à represa", explicitou o vereador.
Para Donizeti, a visita foi importante para mostrar que a represa precisa de atenção das autoridades de toda a região. "A represa está com nível baixo, ocupação desordenada de solo, fontes poluidoras preocupantes, plantio em seu entorno, e vamos levar essa questão para o prefeito de Sorocaba, para que ele acione o Comitê de Bacias e o Governo do Estado, para que tenhamos ações concretas no sentido de preservar esse importante manancial que é a represa de Itupararanga", concluiu o vereador.
Assessoria de Imprensa - Vereador João Donizeti Silvestre (PSDB)