Na entrevista, também transmitida pela TV Câmara, o vereador defendeu a necessidade de retomar o protagonismo de Sorocaba nas questões ambientais
João Donizeti na Rádio CâmaraA visita à represa de Itupararanga e o projeto de lei já aprovado que prevê a futura implantação de serviço funerário na Zona Norte e na Zona Industrial de Sorocaba foram temas da entrevista do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) à Rádio Câmara, também transmitida pela TV Câmara, na manhã desta quinta-feira, 11, antes do início da sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba. O parlamentar é o 2º secretário da Mesa Diretora, presidente da Comissão de Meio Ambiente e líder do governo na Casa.
João Donizeti justificou seu projeto de lei que amplia o serviço funerário no município e foi aprovado, em segunda discussão, na última sessão ordinária da Casa: “Havia uma cobrança muito grande dos moradores da Zona Industrial e da Zona Norte, a mais populosa da cidade, pelo fato de não haver um velório nessas regiões. Então, resolvi modificar a legislação municipal para que, na próxima licitação, conste a obrigatoriedade de serviço funerário, de um velório, tanto na Zona Industrial quanto na Zona Norte”, afirma, observando que isso deve ocorrer a partir de 2025, quando vence a vigência do atual contrato com as empresas funerárias.
João Donizeti: meio ambienteComo presidente da Comissão de Meio Ambiente, João Donizeti também discorreu sobre a visita que fez à Represa de Itupararanga, na quarta-feira, 10, juntamente com a vereadora Iara Bernardi (PT), que também integra a comissão, além do secretário de Relações Institucionais de Sorocaba, Luiz Henrique Galvão, e da ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Mairinque, Ildéia Maria de Souza, do Partido dos Trabalhadores. Além de visitar vários pontos da represa, a comitiva esteve com representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Ibiúna.
Protagonismo regional – João Donizeti disse que, em função da crise política vivenciada por Sorocaba na administração passada, o município acabou perdendo o protagonismo nas políticas públicas regionais, não só na área de meio ambiente, mas também na saúde e educação, entre várias outras. “Mas o prefeito Rodrigo Manga tem demonstrado grande vontade de colocar Sorocaba novamente como protagonista dessas políticas públicas”, afirma.
O vereador disse que está muito preocupado com a represa de Itupararanga, que, além de ser responsável por 85% do abastecimento da cidade, é um nicho ambiental importante para a região pelo que representa, também, para o clima, como atrativo turístico e geração de energia, atendendo quase dez municípios. Mas o vereador observou que a represa apresenta nível baixo de água, com algas, ocupação desenfreada do solo, derrubada de mata, grande plantio de soja e uma grande área de eucaliptos, que consome muita água, entre outros problemas.
João Donizeti também cobrou do Governo do Estado uma política ambiental para os municípios da região, envolvendo, entre outras questões, o tratamento de esgoto para evitar a poluição dos mananciais. Segundo o parlamentar, que é líder do governo na Câmara, a atual administração municipal está empenhada em cobrar essas ações.