16/02/2021 11h23
atualizado em: 16/02/2021 11h46
Facebook

A discussão em plenário foi suscitada por requerimento do vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos), solicitando o cronograma ao Executivo

Vitão do Cachorrão (Republicanos)O cronograma de vacinação contra a Covid-19 em Sorocaba foi tema de requerimento do vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos) destacado pelo parlamentar durante a sessão ordinária desta terça-feira, 16. Em seu requerimento, o vereador indaga se existe uma programação específica para outras categorias de saúde, tais como dentistas, fisioterapeutas, técnicos de laboratórios, enfermeiros de laboratórios particulares, entre outros.

“Fui procurado por várias pessoas, principalmente, idosos, que querem saber como será o cronograma de vacinação na cidade de Sorocaba”, afirmou Vitão do Cachorrão, defendendo que haja vacinas para todos, especialmente para os idosos e pessoas acamadas ou que apresentam comorbidades. O vereador disse ainda que a Prefeitura pretende comprar vacinas, mas que não seriam em número suficiente para vacinar toda a população. 

Cristiano Passos (Republicanos)Em aparte, o vereador Cristiano Passos (Republicanos) criticou a politização da pandemia de Covid-19: “Temos que priorizar as vidas. E todo mundo quer vacina, todo mundo quer viver. Nessa briga política entre Dória e Bolsonaro, o mais prejudicado é o povo”, afirmou, defendendo que, entre as categorias prioritárias para vacinação contra a Covid-19, sejam incluídos os professores. “Os professores precisam ser priorizados. Eles estão em contato com as crianças, com os pais. O Chile já vacinou seus professores”, exemplificou.

Iara Bernardi (PT)A vereadora Iara Bernardi (PT) disse que não faz sentido perguntar sobre cronograma de vacinação em Sorocaba, uma vez que o Governo Federal, no seu entender, foi inoperante em relação à pandemia. “O próprio presidente Bolsonaro gargalhou, desdenhou dos doentes, incentivou as pessoas a se aglomerarem e fez todo o possível para atrasar a vacinação, inclusive trocando ministros da Saúde, sendo que o atual se mostra completamente incompetente, tanto que sua inoperância está sendo examinada no STF e no Congresso”, afirmou a vereadora, externando, ainda, sua preocupação com as variantes do vírus de Manaus, observando que são mais agressivas e estão se espalhando pelo país.

O vereador Luis Santos (Republicanos) se dispôs a explicar a posição do Governo Federal em relação ao combate à pandemia, mas, devido ao fim do tempo regimental para a discussão do referido requerimento, não foi possível.