17/02/2021 10h53
atualizado em: 17/02/2021 11h05
Facebook

Político, que também foi deputado federal, participou do programa Resenha Política

Na manhã desta quarta-feira (17), o ex-prefeito de Sorocaba e ex-deputado federal Antônio Carlos Pannunzio foi o entrevistado do programa Resenha Política, transmitido ao vivo pela Rádio Câmara Sorocaba. Na oportunidade, o convidado falou sobre o momento atual da política local e nacional e também sobre a experiência de comandar o município.

Pannunzio lembrou do desafio que foi administrar Sorocaba entre 2013 e 2016, em um período de orçamento restrito. Entre as iniciativas para minimizar o problema, destacou a criação do Cotim (Comitê de Otimização de Gasto Público) e atuação dos secretários e servidores municipais para atingir o objetivo de diminuir o impacto para a população.

O ex-prefeito citou que mesmo diante das dificuldades, conseguiu a liberação de empréstimos para obras viárias e de meio ambiente e que assumiu obras iniciadas na gestão anterior, como a Arena Multiuso e a creche do Lardo do Divino, ambas com problemas estruturais. “Buscamos receita onde foi possível, sem aumentar taxas municipais. Era o que deveria ser feito e foi feito”, resumiu, afirmando que todas as contas do governo forma aprovadas ao final da gestão.

Pannunzio ainda destacou que durante o seu mandato enfrentou outros situações difíceis, como a desinstitucionalização de paciente de hospitais psiquiátricos problemas, a construção dos conjuntos habitacionais do Carandá e Altos do Ipanema e a crise na Santa Casa, o que impossibilitou, mesmo com a desapropriação da área da antiga TCS, o início da construção do novo hospital público da zona norte. 

Livro e análise política – O ex-prefeito explicou que durante o período da pandemia tem se dedicado à leitura e que iniciou a produção de um livro. “É um relatório com tom político sobre os quatro anos da minha última administração”, contou. Segundo ele, ainda faltam contribuições externas para a finalização da obra, prejudicadas por conta do isolamento social. 

Questionado sobre avaliação os últimos quatro anos da gestão municipal, com troca de comando na prefeitura, Pannunzio afirma que a cidade sofreu um retrocesso. “Virou manchete de jornal de forma negativa, perdeu tempo e possibilidade de avançar até mesmo em financiamentos. Sorocaba não avançou, regrediu nesses últimos tempos”, disse.

Ele também falou sobre o início do governo de Rodrigo Manga e apontou agilidade na nova gestão, com medidas importantes para alavancar o mandato e trazer benefícios à cidade e à população. Sobre a polarização política do país atualmente, afirmou que o Brasil vive uma conjuntura extremamente conturbada e criticou o presidente Jair Bolsonaro, dizendo que o chefe do executivo tem uma visão equivocada sobre o que é governar e as responsabilidades de um presidente.

Ao final da entrevista, o ex-prefeito afirmou manter uma expectativa positiva para os próximos quatro anos em Sorocaba sob a nova gestão municipal e a legislatura da Câmara, a qual destacou a renovação de vereadores e a valorização de nomes veteranos do legislativo. “O fato de ter sido deputado me fez compreender a importância do legislativo, que traduz o desejo popular. Sem duvida alguma as Câmaras Municipais são aquelas mais próximas da população e que traduzem seus sentimentos, anseios e angustias com mais fidelidade”, concluiu.

O programa Resenha Política está disponível na íntegra no Facebook, no canal do Youtube e na grade de programação da TV Câmara Municipal.