O vereador Cláudio Sorocaba (PL) enfatizou a importância da harmonia entre os poderes, sendo corroborado pelo prefeito Rodrigo Manga
Cláudio Sorocaba com Kiko Pagliato, Gustavo Ferrari e Rodrigo MangaA harmonia entre Executivo e Legislativo, sem prejuízo da independência dos poderes, foi um dos temas abordados pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), na entrevista que concedeu ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, juntamente com o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), na manhã desta sexta-feira, 19. O presidente do Legislativo e o chefe do Executivo foram entrevistados pelo diretor da emissora, Francisco Pagliato Neto, mais conhecido como Kiko Pagliato, e pelo jornalista Gustavo Ferrari, além de Rosana Pires.
Cláudio Sorocaba afirmou que o cidadão sorocabano não sente saudade do período conturbado que o município viveu na administração passada, que resultou na cassação, por duas vezes, do então prefeito José Crespo. “O povo está cansado de briga. Precisamos pensar na cidade. Acima das divergências ideológicas, Sorocaba tem de ser o partido de todos”, afirmou, observando que o povo, diante de um buraco na rua, não quer saber qual a ideologia do vereador ou do prefeito, quer ver o buraco tapado.
Corroborando o presidente da Câmara, Rodrigo Manga também ressaltou a importância da harmonia entre os poderes e disse que faz questão de governar em parceria com os vereadores, inclusive acompanhando os parlamentares nos bairros juntamente com os secretários municipais. Manga disse que a única vez, desde que ingressou na política, em que viu uma harmonia institucional entre Câmara e Executivo como a de agora foi no período de 43 dias em que Kiko Pagliato foi o secretário de Relações Institucionais na gestão de Jaqueline Coutinho – no que foi também corroborado pelo presidente do Legislativo.
Recorde de proposituras – Cláudio Sorocaba destacou que a Câmara Municipal tem trabalhado intensamente, mesmo com as restrições motivadas pela pandemia, tanto que os vereadores já superaram a marca de mil proposituras apresentadas neste ano. No total foram 1.129 proposituras apresentadas no período, entre projetos de lei, requerimentos e indicações, entre outras.
Apesar de ressaltar a importância da harmonia com o Executivo, Claudio Sorocaba enfatizou que a Câmara é independente e que é natural haver críticas ao Executivo, enfatizando que, como presidente da Casa, busca seguir o Regimento Interno, mas com a compreensão e a flexibilidade necessárias para garantir a palavra de todos os vereadores, elogiando tanto o líder do governo, vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), quanto os parlamentares de oposição.
Entre outros questionamentos, Cláudio Sorocaba respondeu à indagações de um ouvinte sobre a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular e observou que essa é uma garantia constitucional que nem sempre é utilizada pela população devido à dificuldade para obter o número de assinaturas necessárias. “O caminho mais fácil acaba sendo apresentar o projeto através de um dos 20 vereadores. Sempre haverá um vereador disposto a encampar determinada demanda da população e transformá-la em projeto, caso necessário”, afirmou.
O presidente do Legislativo falou de seu desejo de reabrir a Câmara para a participação do público (o que, segundo dele, vai depender da classificação de Sorocaba no Plano São Paulo) e lembrou que, mesmo com o fechamento do prédio, será realizada uma audiência pública, requerida pela vereadora Fernanda Garcia (PSOL), com os devidos cuidados e limitação de público, que não passará de 18 pessoas em plenário, além dos componentes da mesa. Sobre a reabertura das escolas, tema que foi objeto de debate na Câmara, o vereador defendeu que os professores sejam incluídos entre os grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19.
Diálogo entre poderes – Por sua vez, Rodrigo Manga enfatizou que, além da harmonia com a Câmara Municipal, também mantém diálogo com todos os parlamentares da região, independentemente de partido, para trazer recursos para Sorocaba através de emendas parlamentares. O prefeito também respondeu diversas indagações dos ouvintes, adiantou medidas que sua administração pretende tomar em áreas como educação e saúde, falou do combate aos “pancadões” que tem sido feito pela Prefeitura e adiantou que está conversando com o sindicato dos Servidores Públicos Municipais sobre o reajuste da categoria, cujo projeto pretende encaminhar em breve.
O prefeito anunciou que, nos próximos dias, irá anunciar o projeto de construção da nova Rodoviária, a ser implantada numa área próxima à Rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho) e que deverá construída por meio de parceria público-privada. Já em relação ao prédio do Fórum Velho, o prefeito disse que ele deverá ser repassado para alguma instituição da sociedade civil, a exemplo da Associação Comercial de Sorocaba e da Fundação Ubaldino do Amaral, que, segundo ele, têm interesse em gerir o prédio histórico.