19/02/2021 11h51
atualizado em: 19/02/2021 12h20
Facebook

Pela primeira vez desde o início do surto, Legislativo fecha a semana sem nenhum caso entre servidores e parlamentares

Pela primeira vez desde o início do surto, Legislativo fecha a semana sem nenhum caso entre servidores e parlamentares. Sessões totalmente presenciais serão retomadas na próxima semana.

A Câmara Municipal de Sorocaba não registrou nenhum novo caso de Covid-19 nesta semana. A informação foi repassada pelo secretário geral Jonata Elias Mena, na manhã desta sexta-feira, 19, durante a divulgação do boletim semanal da pandemia através da TV e Rádio Câmara, com transmissão pelas redes sociais.

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL), que estava afastava com suspeita da doença, testou negativo para o vírus, já tendo, inclusive, participado presencialmente da sessão ordinária desta quinta-feira. “Essa semana temos um balanço positivo, sem nenhum caso confirmado de Covid entre os funcionários e apoiadores aqui da Casa”, anunciou Mena. “Atualmente temos uma funcionária afastada, com sintomas da doença, mas ainda sem confirmação”, completou.

Assim continuam sendo 13 casos confirmados de Covid-19 na Câmara, desde o início do ano, além de um caso suspeito. Desde março de 2020, quando teve início a pandemia de coronavírus, foram 45 casos confirmados, dos quais, 10 são de vereadores. Neste ano, o único caso confirmado entre os vereadores é o de Cristiano Passos (Republicanos), que já está recuperado.

Atividades presenciais – O secretário geral destacou ainda quena última sessão ordinária, realizada nesta quinta-feira, 18, todosos vereadores participaram presencialmente dos trabalhos em plenário – com exceção de Luis Santos (Republicanos) que não participou da sessão por motivos de saúde. Um novo ato da mesa diretora prevê que a partir da próxima semana não haverá mais sessões mistas, com a participação remota de parlamentares, sendo todas as atividades presenciais, porém ainda sem a presença de público externo.

O secretário geral pede aos munícipes que enviem suas demandas pelos canais virtuais e telefones dos vereadores, enquanto perdurar o fechamento da Casa, por necessidades sanitárias. “Devemos redobrar nossa atenção com essa nova variante que vem surgindo, inclusive com casos em nossa cidade, mantendo os protocolos de saúde para evitar um novo surto”, alertou. 

Produção legislativa – O secretário geral também ressaltou que a produção do Legislativo em 2021 bateu o recorde registrado no mesmo período de anos anteriores, apesar da pandemia. “Nessa semana atingimos uma marca histórica, com mais de mil proposituras em menos de 48 dias trabalhados. Ou seja, um notável e ativo trabalho dos vereadores, que mesmo diante dessa situação difícil, com o fechamento da Câmara, demonstram que estão trabalhando incansavelmente pela população”, afirmou.

Desde o início desta legislatura, em 1º de janeiro, os parlamentares já apresentaram 1129 proposituras, sendo 81 projetos de lei, três projetos de emenda à Lei Orgânica, 11 projetos de resolução, um projeto de decreto legislativo, nove moções, 476 requerimentos e 548 indicações, além de dezenas de ofícios encaminhados diretamente aos vários setores da Prefeitura.