Programa contou ainda com a participação de Renata Ferraz do Instituto Gold, que falou sobre a importância da doação de créditos da Nota Fiscal
Programa contou ainda com a participação de Renata Ferraz do Instituto Gold, que falou sobre a importância da doação de créditos da Nota Fiscal Paulista a entidades
O vereador Cícero João (PTB) participou na manhã desta segunda-feira, 22, do programa Radar Cidadão da Rádio Câmara, acompanhado da diretora geral do Abrigo Institucional Raiz de Davi e presidente do Instituto Gold, Renata Ferraz, quando falaram sobre a doação de créditos da Nota Fiscal Paulista para entidades sociais.
“Com esse programa o cidadão pode nos ajudar, fazendo seu cadastro e beneficiando as entidades através da doação automática da Nota Fiscal Paulista”, ressaltou. Renata explicou que antes as entidades deixavam suas caixinhas nos estabelecimentos e em seguida cadastravam os cupons doados. Agora, os consumidores, além desse tipo de doação, podem escolher no site da Secretaria Estadual da Fazenda uma entidade cadastrada para doar automaticamente seus créditos. “É um incentivo para as entidades que podem utilizar esses recursos em benefícios de seus projetos”, afirmou.
Renata falou em nome das instituições sociais cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social, reforçando que todas dependem de doações para manter suas atividades. A voluntária também destacou que o Instituto Gold existe há dez anos, desenvolvendo atividades esportivas e culturais, sendo que em 2020 iniciou-se o serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes, contando atualmente com 20 acolhidos.
Em resposta ao vereador Cícero João, ela reforçou que, apesar das caixinhas ainda serem uma forma de captação dos cupons, os créditos transferidos diretamente para as entidades cadastradas são computados de forma diferente, sendo mais vais vantajosos. “Hoje a melhor forma da entidade receber do doador, de forma efetiva, com um cálculo diferente, que beneficia melhor a entidade, é através do cadastro individual no site da Secretaria da Fazenda”, afirmou, destacando que a mudança visa coibir fraudes.
“Nós sabemos da dificuldade de arrecadação de dinheiro por essas entidades. É preciso divulgar mais a fundo, mostrando a necessidade de se parar um momento para o cadastro e auxiliar essas entidades”, ressaltou o parlamentar.
Saúde e Segurança – Durante o programa Radar Cidadão, o terceiro vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara também abordou os temas de saúde e segurança pública, respondendo, inclusive, a questionamentos de cidadãos. Cícero João reforçou a importância da retomada dos mutirões de saúde, sugerindo, inclusive, que a Câmara auxilie por meio do repasse de parte do seu duodécimo. O vereador também doa seu salário de parlamentar para instituições de saúde. “De certa forma, esse salário pago pela população está sendo devolvido através da saúde. Esse é um compromisso que vou manter até o fim do meu mandato”, disse.
O parlamentar reforçou que uma saúde de qualidade é obrigação do Poder Público. “Acredito que colocaremos a Saúde de Sorocaba no eixo até o meio do ano. É uma esperança e uma promessa do Governo Rodrigo Manga e estou aqui para cobrar”, afirmou.
O parlamentar também falou sobre a falta de segurança nos bairros da cidade. “A segurança está realmente precária em Sorocaba”, disse, reforçando que a Policia Militar não está sendo suficiente e cobrando uma maior participação da Guarda Civil Municipal. O parlamentar criticou o desvio de função do efetivo. “Não acho justo. Eles fizeram concurso para serem Guardas Municipais e não para serem diretores de área ou trabalhar no Governo”, opinou, solicitando também um novo concurso para aumentar o efetivo da GCM, hoje deficitário.
Encerrando sua participação, o vereador fez um balanço do início do ano Legislativo. “O vereador precisa estar sempre atento, principalmente nos bairros. Minha assessoria visita cinco bairros por dia, para fiscalizar e cobrar o Executivo”, concluiu, colocando seu gabinete e equipe à disposição da população.