Proposta prevê ações principalmente com caráter educacional para combate ao uso de entorpecentes na cidade
O vereador Dylan Dantas (PSC) protocolou na Câmara Municipal de Sorocaba um projeto de lei que visa estabelecer no município o Sistema de Políticas Públicas de Combate às Drogas, que institui ações voltadas à prevenção do uso indevido de entorpecentes.
A proposta especifica cinco atividades, sendo a primeira a elaboração, pela Comissão de Educação e Pessoa Idosa da Câmara Municipal, de material impresso abordando os impactos negativos das drogas na vida das pessoas, para distribuição a crianças, adolescentes e jovens do ensino público e privado, bem como pais e responsáveis.
As demais ações são a realização de reunião anual com pais e alunos; a criação de centros de captação de casos de vulnerabilidade ao uso de drogas, no âmbito das escolas públicas e privadas; a realização anual de evento esportivo com temática antidrogas; e a realização anual de evento voltado ao empreendedorismo jovem, como forma de incentivo ao distanciamento das drogas. O projeto institui também a Semana Municipal de Combate às Drogas, a ser comemorada na quarta semana de junho, com realização de eventos sobre o tema.
Na justificativa da matéria, Dylan Dantas ressalta o grave problema de saúde e social resultante da disseminação do uso de drogas. “A banalização dos entorpecentes, mormente entre crianças e adolescentes, além de indicador de que a saúde física está sendo destruída, é sinal também de que a sociedade respira por aparelhos quando o assunto são os parâmetros éticos e morais que pais, responsáveis e Poder Público têm passado a crianças, adolescentes, jovens e adultos quanto ao que realmente significam os entorpecentes”.
“Devido à omissão social e apagão mental em relação às drogas que, muitas vezes, ou sempre, são determinados por ideologias nefastas de esquerda que buscam normalizar aquilo que mata, viemos trazer o presente projeto de lei a esta Casa, visando sua aprovação para que de alguma forma venhamos contribuir para a prevenção ao uso de drogas, evitando que nossos cidadãos enveredem por este caminho que em 99% das vezes não tem volta e é fatal”, conclui o vereador.
(Assessoria do vereador Dylan Dantas/PSC)