O sorocabano criticou o governo estadual, discorreu sobre suas emendas parlamentares para o município e a busca de recursos federais em Brasília
Danilo Balas em entrevista à Rádio CâmaraA destinação de emendas parlamentares para Sorocaba e a busca de recursos federais para o município foram alguns dos temas abordados pelo deputado estadual sorocabano Danilo Balas (PSL) em entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 2, também transmitida pela TV Câmara (Canal 31.1; Canal 4 da NET e Canal 9 da Vivo) e redes sociais. O parlamentar, que é agente licenciado da Polícia Federal, exerce seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo, tendo sido eleito em 2018 com 38.661 votos.
Na entrevista conduzida por Amanda Mendes e Lincoln Salazar, Danilo Balas falou de sua ida a Brasília em busca de recursos. Ele conta que esteve na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça para buscar equipamentos para as forças policiais do Estado e para a Guarda Civil Municipal de Sorocaba, inclusive a implementação de cursos para os guardas municipais. O parlamentar também esteve no Departamento Penitenciário Nacional, uma vez que, conforme salientou, a Região Metropolitana de Sorocaba conta com 12 penitenciárias.
“Havia a previsão de construção de quatro novas unidades prisionais na região, notadamente em Itapetininga. A prefeita de lá, Simone Marqueto, foi contra, também me posicionei contrariamente, e o governo estadual voltou atrás”, afirma. Danilo Balas observa ainda que há a previsão de construção de seis novas unidades prisionais no Estado de São Paulo, com recursos federais e contrapartida estadual, dos quais três já estão praticamente prontos. O parlamentar também esteve na Câmara Federal em busca de emendas parlamentares, tratando do assunto especialmente com o deputado federal Guilherme Derrite, mais conhecido como Capitão Derrite (Progressistas).
Danilo Balas entrevistado por Lincoln Salazar e Amanda MendesPoliciais na pandemia – Ainda na área de segurança pública, Danilo Balas defendeu que policiais e guardas civis municipais estejam entre os grupos prioritários para vacinação contra Covid-19, uma vez que, durante a pandemia, eles continuam atuando no atendimento de ocorrências, muitas delas com alto risco de contaminação, como dispersar aglomerações e atender pessoas feridas. Danilo Balas deu como exemplo os “pancadões”, que, segundo ele, começam como uma manifestação cultural, mas descambam para atividades ilícitas, como exibição de armas, tiros para o alto, uso e comércio de drogas, além dos graves transtornos que causam na vizinhança.
Danilo Balas criticou o governador do Estado, João Dória, pelo aumento do ICMS dos veículos seminovos e conta que apresentou um projeto de decreto legislativo na Assembleia Legislativa para revogar a medida, uma vez que, no seu entender, esse aumento prejudica sobremaneira a economia, devido à abrangência da cadeia produtiva no setor. O deputado também criticou veementemente o corte de 12% dos recursos para as Santas Casas de Misericórdia pelo governador João Dória: “Enquanto corta recursos das Santas Casas, o governo investe na construção de presídios” – enfatiza.
O parlamentar conta que, desde seu primeiro ano de mandato, tem se empenhado em destinar recursos para Sorocaba, contabilizando emendas parlamentares destinadas às forças de segurança, aos hospitais da cidade e às unidades de saúde da Vila Haro, Parque São Bento, Carandá e Éden. “A pessoa que não tem atendimento adequado na UBS de seu bairro acaba buscando atendimento nos hospitais de referência, que ficam sobrecarregados, por isso, é fundamental melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde”, afirmou.
“Quero, inclusive, elogiar o prefeito Rodrigo Manga pela decisão de transformar a unidade de saúde do Parque São Bento numa unidade 24 horas, graças ao trabalho da Prefeitura e dos profissionais de saúde. Essa unidade, para a qual enviei recursos, atende uma região gigantesca, com uma população de mais de 45 mil pessoas”, afirma Danilo Balas, acrescentando que também destinou verbas de emendas parlamentares para o Hospital Santa Lucinda, Gpaci e Conjunto Hospitalar, entre outras entidades, além de recursos para creches e para o esporte.
Dados biográficos – Natural de Sorocaba, onde nasceu em 26 de agosto de 1976, Danilo Mascarenhas de Balas estudou na Escola Estadual Getúlio Vargas e tornou-se Aspirante Oficial da Polícia Militar em 1997, iniciando sua carreira no patrulhamento ostensivo da Zona Sul de São Paulo. É formado em Educação Física, pela Escola de Educação Física da Polícia Militar, com especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Também é graduado em Direito pela Uniban.
Em 2004, através de concurso público, tornou-se agente da Polícia Federal, iniciando sua nova carreira no Estado do Acre, na fronteira do Brasil, numa unidade de elite da Polícia Federal. É casado com Fernanda Favaretto de Balas, também agente de Polícia Federal, e tem uma filha. Na Assembleia Legislativa, é vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito para o Remédio Popular e da Comissão de Fiscalização e Controle. Criou a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção e integra as comissões de Constituição, Justiça e Redação; Finanças, Orçamento e Planejamento; Infraestrutura; e Segurança Pública e Assuntos Penitenciários.