05/03/2021 10h22
Facebook

Requerimento da vereadora com a proposta de criação da comissão foi aprovado na sessão ordinária de quinta-feira, 4

Iara Bernardi (PT)A Câmara Municipal de Sorocaba irá formar uma comissão especial com o objetivo de articular a criação da Frente Parlamentar Regional de Proteção à Represa de Itupararanga juntamente com as demais Câmaras Municipais das cidades que compõem a bacia hidrográfica da represa. A iniciativa é da vereadora Iara Bernardi (PT), por meio de requerimento aprovado na sessão ordinária de quinta-feira, 4

Em seu requerimento, Iara Bernardi afirma que a Represa de Itupararanga vem sendo atingida pela “poluição derivada do lançamento de esgoto, da eutrofização por agrotóxicos e pelo baixo nível de água da barragem, o que compromete não só a qualidade de suas águas, como a sua capacidade como reservatório, prejudicando o abastecimento de todas as cidades que dela dependem”. Por isso, segundo a vereadora, é fundamental a união de todos esses municípios em sua defesa.

Formada pelo represamento da cabeceira do Rio Sorocaba na cidade de Ibiúna, constituindo um corpo d’água único com dois ambientes diferentes, a Represa de Itupararanga abastece as cidades de Ibiúna, Sorocaba, Votorantim, São Roque e Mairinque. “Outros três municípios localizados dentro da Bacia Hidrográfica de Itupararanga (Caucaia do Alto, Cotia e Vargem Grande Paulista), que estão a montante, utilizam-se de outros mananciais para abastecimento, mas despejam seus esgotos na Itupararanga através de tributários que formam o reservatório” – destaca o requerimento.

Iara Bernardi enfatiza que a represa, “além de abastecer as referidas cidades, oferece água para irrigação a centenas de propriedades agrícolas nas suas margens, e sua beleza paisagística fomenta o lazer e o turismo regional”, justificando, portanto, a criação da comissão especial para “organizar as Câmaras Municipais das cidades inseridas na bacia hidrográfica da represa, para que, juntas e fortalecidas, através dos seus representantes legitimamente nomeados, possam formar a Frente Parlamentar Regional de Proteção à Represa de Itupararanga”. Os demais membros da comissão, além da vereadora, ainda serão definidos.